O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ESCOLAR E AS ARTICULAÇÕES ENTRE A REALIDADE DO ALUNO E O CONTEÚDO DE ATUALIDADES
GEOGRAPHIC SCHOLAR KNOWLEDGE AND THE LINKAGE BETWEEN THE STUDENT'S REALITY AND THE STUDY OF CURRENT TOPICS
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v42.64578Resumo
Este artigo se insere no contexto dos estudos curriculares com base na Teoria do Discurso e discute os sentidos de conhecimento geográfico escolar que estão em disputa por hegemonização a partir da presença de um conteúdo de atualidades articulado ao Ensino de Geografia no Ensino Médio no Brasil. Metodologicamente, pautou-se em análises do campo pedagógico e epistemológico, relatos de estudantes de licenciatura em Geografia e experiências docente. As atualidades são compreendidas como acontecimentos em variados âmbitos sociais que, intensamente reiterados pelos meios de comunicação, passam a compor as aulas de Geografia na condição de instrumentos e componentes curriculares. Na Geografia Escolar, o significante realidade se associa a um modo de pedagogização dos conteúdos escolares - a realidade do aluno - e à concepção de Geografia como Ciência do Presente - como estudo da realidade do mundo atual. Os resultados da pesquisa apontam para as atualidades como uma metonímia para a realidade, criando um sentido de conhecimento geográfico escolar presentificado articulado ao discurso de Geografia como Ciência do Presente, que pode se dar com base em um ensino factual dos acontecimentos e/ou a partir do desenvolvimento de um raciocínio geográfico.