A AUTONOMIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA GEOGRAFIA ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE REFERÊNCIA - DOI 10.5216/bgg.v27i2.2658

Authors

  • Juliano Rosa Gonçalves Instituto Tocantinense de Pós-graduação

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v27i2.2658

Keywords:

geografia Escolar – geografia acadêmica

Abstract

O presente artigo investiga a relação existente entre as disciplinas escolares e suas correspondentes acadêmicas. A diferença entre ambas é feita à luz de Santos (2003) e Goodson (1990). Uso como estudo de caso as geografias escolar e universitária. Argumento favoravelmente à tese de que as disciplinas escolares não são meros receptáculos dos saberes produzidos em “instâncias superiores” do conhecimento. O ensino de geografia nas escolas não pode, nesse contexto, ser analisado como uma cópia simplificada da Geografia Universitária, como muitos ainda fazem.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-12-12

How to Cite

GONÇALVES, J. R. A AUTONOMIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA GEOGRAFIA ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE REFERÊNCIA - DOI 10.5216/bgg.v27i2.2658. Goiano Bulletin of Geography, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 97–114, 2007. DOI: 10.5216/bgg.v27i2.2658. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/2658. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos