AS BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPQ: UM OLHAR SOBRE OS PESQUISADORES NÍVEL PQ-2 DA ÁREA DA GEOGRAFIA

CNPQ RESEARCH PRODUCTIVITY SCHOLARSHIPS: A LOOK AT PQ-2 LEVEL RESEARCHERS IN THE FIELD OF GEOGRAPHY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.76134

Resumo

O objetivo desse artigo é construir um panorama sobre o perfil profissional dos pesquisadores que são contemplados com a bolsa de produtividade em pesquisa nível 2 (PQ-2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) atuantes na área de Geografia. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados nos currículos lattes dos pesquisadores que teve como objetivo coletar informações acerca de  elementos como lotação institucional, local e período de realização do doutorado, participação em grupos de pesquisa, número de artigos, livros e capítulos de livros publicados acompanhados de suas temporalidades, bem como, número de publicações individuais, em co-autoria e em quais idiomas, e, por fim, número de supervisão de pesquisadores em nível de pós-graduação. São sobre esses elementos que se concentram as reflexões contidas no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Eugenia Fioravante, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil, karina_frr@hotmail.com

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Mestre em Geografia pela mesma instituição. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Igor Martins Medeiros Robaina, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil. Universidad de Burgos, Espanha, igorobaina@gmail.com

Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista Erasmus Mundus Babel - Universidad de Valladolid e Universidade do Porto e Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor no Departamento e no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo e bolsista como Professor Visitante Internacional - Ayuda María Zambrano/Next Generation - no Departamento de Historia, Geografía y Comunicación da Universidad de Burgos - Espanha.

Almir Nabozny, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil, almirnabozny@yahoo.com.br

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Associado A na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) onde atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia presencial. Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG (Mestrado em Gestão do Território e Doutorado em Geografia).

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

FIORAVANTE, K. E.; MARTINS MEDEIROS ROBAINA, I.; NABOZNY, A. AS BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPQ: UM OLHAR SOBRE OS PESQUISADORES NÍVEL PQ-2 DA ÁREA DA GEOGRAFIA: CNPQ RESEARCH PRODUCTIVITY SCHOLARSHIPS: A LOOK AT PQ-2 LEVEL RESEARCHERS IN THE FIELD OF GEOGRAPHY. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v43i01.76134. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/76134. Acesso em: 25 maio. 2024.