v. 5 n. 1 (2019): Cenografia, Direção de Arte & Design de Cena - Parte II

					Visualizar v. 5 n. 1 (2019): Cenografia, Direção de Arte & Design de Cena - Parte II

Pretende-se, com este dossiê, discutir e promover reflexões sobre as poéticas não-verbais da cena, com base em teorias, métodos e processos criativos relacionados aos campos da composição visual, espacial e sonora, caracterização de atores/performers/dançarinos, teatro de formas animadas, utilização de tecnologias de imagem e som na cena e temáticas que considerem interfaces das artes cênicas com as artes visuais, o design, a arquitetura, a cidade, o cinema e outros campos, em considerações híbridas ou desterritorializadas.

Publicado: 2019-08-01

Editorial

Entre Vistas

Dossiê Temático

  • AS CENAS CRUAS E VISCERAIS DE LINA BO BARDI NOS ANOS 1960 Entre o espaço “abstrato” e o espaço “abjeto”

    Evelyn Furquim Werneck Lima
    029-059
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.57782
  • A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura

    Cassia Maria Monteiro
    060-102
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.57998
  • DIREÇÃO DE ARTE EM CAMPO EXPANDIDO Autonomia Criativa na Composição de Dramaturgias Plástico-Visuais

    Alexandre Silva Nunes
    103-141
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.59182
  • UM ESTUDO SOBRE LUZ E FOTOGRAFIA NA EXPRESSÃO DA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA

    Wesley Martins da Silva, Saulo Germano Sales Dallago
    142-164
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.55420
  • DRAMATURGIA ENTRE SOM, SILENCIO E RUÍDOS A polifonia dos elementos em Heiner Goebbels

    Elcio Levi Brandão Diniz
    166-193
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.59606
  • CAMINHOS DA CENA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

    Flávia Janiaski Vale
    193-227
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.54322

Temas Variados

  • QUEBRA A CABAÇA, ESPALHA A SEMENTE JOGAR COM A DANÇA E DANÇAR COM A CAPOEIRA

    Patrícia Ferreira da Silva, Renata Lima Silva
    228-257
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.56214
  • O LARP COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO ATOR/PERFORMER

    Thiago Vieira Borges da Rosa, Ariane Guerra Barros
    258-279
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.54287
  • MARIA EU Drama-tur "giras" poéticas

    Flavia Cristina Honorato dos Santos, Renata de Lima Silva
    280-305
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.57985

Ensaios

  • TROPA DE CHOQUE

    Dalmir Rogério Pereira
    306-320
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.59760