UM ESTUDO SOBRE LUZ E FOTOGRAFIA NA EXPRESSÃO DA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.55420Resumo
Este trabalho procura averiguar a evolução da utilização da luz na arte cinematográfica, tendo como pano de fundo alguns períodos da história do cinema onde a mesma foi sinônimo de estilo de época através da obra de diretores considerados autorais. O cinema expressionista alemão e os filmes noirvão colaborar diretamente com exemplos, permitindo o entendimento de possibilidades da relação entre luz, fotografia e expressividade no ambiente cinematográfico. Partindo de estudos relativos à fotografia, o estudo procura compreender a semiótica da captação de imagens através da objetiva, relacionando os aspectos da iluminação comuns ao cinema e à arte fotográfica. Por outro lado, aos artistas e técnicos da arte teatral, o tema abordado contribuirá para uma percepção das diferenças de iluminação entre o cinema e o teatro, relacionando as pesquisas do campo audiovisual com teóricos das artes da cena, como Adolphe Appia e Edward Gordon Craig. Ao final do estudo, analisa-se uma produção prática, na qual foram utilizados elementos de iluminação e fotografia cinematográficas inspirados nos gêneros fílmicos abordados, realizada como narrativa visual e integrante do espetáculo teatral Enquanto Dure(2015), intitulada Surrencontro.
Downloads
Referências
ABNT, 1186. Projetos e instalações de salas de projeção cinematográfica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, nov. 1988. Disponível para download / compra em: < https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=5582>. Acesso em 12 de novembro de 2018.
APPIA, Adolphe. Obra de Arte Viva. Tr. Redondo Junior. Lisboa: Arcádia, 1959.
ASSIS, Rodrigo Costa. Design da iluminação: iluminação cênica de um espetáculo teatral. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2016.
AUMONT, Jacques. O olho interminável – cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus Editora, 1990.
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
KEMP, Philip. Tudo sobre cinema. Trad. Fabiano Morais … et al. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2011.
MASCARELLO, Fernando. Film Noir. In: ______ (org.). História do cinema mundial. Campinas/SP: Papirus, 2006. pp. 177 – 188.
MORGADO, Alberto Luiz; BORGES, Paulo César Balardim. A luz cênica como visão espiritual: Gordon Craig e o design por símbolos. Revista Urdimento, v.31, p.07-19, Abril 2018. Link para acesso: http://www.spescoladeteatro.org.br/wp-content/uploads/2018/05/dossie-urdimento-a-luz-cenica-como-visao-espiritual.pdf. Acesso em 12 de maio de 2019.
MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera e ação. São Paulo, SP: Senac, 1999.
OLIVEIRA JÚNIOR, José de. Iluminação e Espacialidade em Adolphe Appia. Revista Arte da Cena, Goiânia, v. 2, n. 3, p. 188-202, jul-dez/2016. Link para acesso: https://www.revistas.ufg.br/artce/article/view/43586/22556. Acesso em 12 de maio de 2019.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2000.
RUBIÃO, M. Murilo Rubião – obra completa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
STOCKER, Abraham Bram. Drácula. Edição bilíngue. São Paulo, SP: Editora Landmark, 2012.
TUDELLA, Eduardo. A luz na gênese do espetáculo. Salvador: EDUFBA, 2017.
FILMOGRAFIA
NOSFERATU (Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens). Direção: Friedrich Wilhelm Murnau. Haia: Prana-Film, 1922.
O FALCÃO Maltês (The Maltese Falcon). Direção: John Huston. Nova York: Warner Bros, 1941.
O GABINETE do Doutro Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari). Direção: Robert Wiene. The Phillips Film: Alemanha, 1920.
PACTO de Sangue. Direção: Billy Wilder. Paramount Films: Los Angeles, 1944.
SURRENCONTRO. Direção: Wesley Martins. Goiânia: JS Produções, 2015. disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=IHXjgSHYICg&t=9s>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.