UM ESTUDO SOBRE LUZ E FOTOGRAFIA NA EXPRESSÃO DA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.55420Resumen
Este trabalho procura averiguar a evolução da utilização da luz na arte cinematográfica, tendo como pano de fundo alguns períodos da história do cinema onde a mesma foi sinônimo de estilo de época através da obra de diretores considerados autorais. O cinema expressionista alemão e os filmes noirvão colaborar diretamente com exemplos, permitindo o entendimento de possibilidades da relação entre luz, fotografia e expressividade no ambiente cinematográfico. Partindo de estudos relativos à fotografia, o estudo procura compreender a semiótica da captação de imagens através da objetiva, relacionando os aspectos da iluminação comuns ao cinema e à arte fotográfica. Por outro lado, aos artistas e técnicos da arte teatral, o tema abordado contribuirá para uma percepção das diferenças de iluminação entre o cinema e o teatro, relacionando as pesquisas do campo audiovisual com teóricos das artes da cena, como Adolphe Appia e Edward Gordon Craig. Ao final do estudo, analisa-se uma produção prática, na qual foram utilizados elementos de iluminação e fotografia cinematográficas inspirados nos gêneros fílmicos abordados, realizada como narrativa visual e integrante do espetáculo teatral Enquanto Dure(2015), intitulada Surrencontro.
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