A Study On Light and Photography

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.55420

Abstract

This work tries to ascertain the evolution of the use of light in the cinematographic art, having as background some periods of the history of the cinema where the same one was synonymous of style of time through the work of considered originator directors. The German expressionist cinema and the noirfilms will collaborate directly with examples, allowing the understanding of possibilities of the relation between light, photography and expressivity in the cinematographic environment. Starting from studies on photography, the study seeks to understand the semiotics of image capture through the lens, relating the lighting aspects common to cinema and photographic art. On the other hand, to the artists and technicians of theatrical art, the theme discussed will contribute to a perception of the differences of illumination between the cinema and the theater, relating audiovisual field research with theorists of the scene arts such as Adolphe Appia and Edward Gordon Craig . At the end of the study, a practical production was analyzed, using elements of cinematographic lighting and photography inspired by the above mentioned film genres, realized as visual narrative and integral part of the theatrical spectacle Enquanto Dure (2015), entitledSurrencontro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wesley Martins da Silva, Universidade Federal de Goiás

Professor convidado de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação na Universidade Federal de Goiás (EAD). Técnico de Audiovisual na Universidade Federal de Goiás. Graduação em Artes Cênicas - Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás (2003), Licenciatura em Artes Cênicas - pela Universidade Federal de Goiás (2008) e especialização em Cinema e Educação pela IFITEG - GO (2010). Especialização em Docência no Ensino Superior pela UCDB (2017), Mestrado em História - PUC-GO (2017). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da UFG.

Saulo Germano Sales Dallago, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (2004), Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutorado em História também pela Universidade Federal de Goiás (2012). Integra o quadro de professores efetivos da Escola de Musica e Artes Cenicas da UFG, junto aos cursos de Direção de Arte e Artes Cenicas (Bacharelado e Licenciatura), na cadeira de Produção Cultural e Teorias do Teatro. Atualmente, é sub-coordenador da Licenciatura em Artes Cênicas e Vice-Diretor da EMAC. Atuou como professor substituto na Universidade Federal de Goiás (2007 a 2008), como convidado na Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007 a 2010) e colaborador como ator da Corporato - Teatro Empresarial, com o Programa Teatro na Empresa/SESI, entre 2004 e 2014, onde exerceu função de coordenação entre os anos de 2005 e 2010. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: interpretação, espetáculo, memória, performance, produção cultural, história e fotografia.

References

ABNT, 1186. Projetos e instalações de salas de projeção cinematográfica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, nov. 1988. Disponível para download / compra em: < https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=5582>. Acesso em 12 de novembro de 2018.

APPIA, Adolphe. Obra de Arte Viva. Tr. Redondo Junior. Lisboa: Arcádia, 1959.

ASSIS, Rodrigo Costa. Design da iluminação: iluminação cênica de um espetáculo teatral. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2016.

AUMONT, Jacques. O olho interminável – cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus Editora, 1990.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

KEMP, Philip. Tudo sobre cinema. Trad. Fabiano Morais … et al. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2011.

MASCARELLO, Fernando. Film Noir. In: ______ (org.). História do cinema mundial. Campinas/SP: Papirus, 2006. pp. 177 – 188.

MORGADO, Alberto Luiz; BORGES, Paulo César Balardim. A luz cênica como visão espiritual: Gordon Craig e o design por símbolos. Revista Urdimento, v.31, p.07-19, Abril 2018. Link para acesso: http://www.spescoladeteatro.org.br/wp-content/uploads/2018/05/dossie-urdimento-a-luz-cenica-como-visao-espiritual.pdf. Acesso em 12 de maio de 2019.

MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera e ação. São Paulo, SP: Senac, 1999.

OLIVEIRA JÚNIOR, José de. Iluminação e Espacialidade em Adolphe Appia. Revista Arte da Cena, Goiânia, v. 2, n. 3, p. 188-202, jul-dez/2016. Link para acesso: https://www.revistas.ufg.br/artce/article/view/43586/22556. Acesso em 12 de maio de 2019.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2000.

RUBIÃO, M. Murilo Rubião – obra completa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

STOCKER, Abraham Bram. Drácula. Edição bilíngue. São Paulo, SP: Editora Landmark, 2012.

TUDELLA, Eduardo. A luz na gênese do espetáculo. Salvador: EDUFBA, 2017.

FILMOGRAFIA

NOSFERATU (Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens). Direção: Friedrich Wilhelm Murnau. Haia: Prana-Film, 1922.

O FALCÃO Maltês (The Maltese Falcon). Direção: John Huston. Nova York: Warner Bros, 1941.

O GABINETE do Doutro Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari). Direção: Robert Wiene. The Phillips Film: Alemanha, 1920.

PACTO de Sangue. Direção: Billy Wilder. Paramount Films: Los Angeles, 1944.

SURRENCONTRO. Direção: Wesley Martins. Goiânia: JS Produções, 2015. disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=IHXjgSHYICg&t=9s>

Published

2019-07-27

How to Cite

SILVA, W. M. da; DALLAGO, S. G. S. A Study On Light and Photography. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 142–164, 2019. DOI: 10.5216/ac.v5i1.55420. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/55420. Acesso em: 27 jul. 2024.