QUEBRA A CABAÇA, ESPALHA A SEMENTE
JOGAR COM A DANÇA E DANÇAR COM A CAPOEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.56214Resumo
O presente artigo é síntese de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter performativo em dança em que lançamos o olhar para a Capoeira Angola, considerando suas possíveis contribuições para o processo de composição coreográfica e de formação do bailarino, tanto no que diz respeito aos aspectos técnicos quanto aos poéticos. O título do presente trabalho refere-se a um trecho de uma cantiga de capoeira “Quebra a cabaça espalha a semente”, e aqui a cabaça é metáfora de ventre e a semente do fruto que nasceu a partir do contato com as cantigas, imagens e jogos da Capoeira Angola. Desenvolvemos a pesquisa de campo no Projeto Águas de Menino vinculado ao Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô (CCAASS). A vivência no projeto foi associada aos estudos sobre processo de criação em dança tencionando a reflexão sobre uma dança que joga com a capoeira marcando no corpo uma identificação afro-brasileira.
Downloads
Referências
Dossiê do Iphan: Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira. 2014.
SILVA, Renata de Lima. Mandinga da rua: a construção do corpo cênico a partir de elementos da cultura popular urbana. Dissertação de Mestrado. Unicamp. Campinas SP: 2004
SILVA, Renata de Lima. Corpo limiar e encruzilhadas: processo de criação na dança. Goiânia: Editora UFG, 2012.
SILVA, Renata de Lima; LIMA, Marlini Dorneles. Entre raízes, corpos e fé: poétnografias dançadas. Revista Moringa - Artes do Espetáculo (UFPB), v. 5, p. 1-16, 2014.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
ROBERTO, Tatiany Stefany Silva. Local: Núcleo de Educação Intercultural Takinahaky - UFG. data: 16 de julho de 2016. Das 15:00hs às 18:10hs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.