DRAMATURGIA ENTRE SOM, SILENCIO E RUÍDOS
A polifonia dos elementos em Heiner Goebbels
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.59606Resumo
O presente texto traz uma reflexão sobre o uso dos elementos do som em composições musicais e teatrais em que se busca desestabilizar as hierarquias dos elementos da cena. Para melhor compreensão das articulações entre conceitos como Polifonia da Cena e Dramaturgia da Percepção, a pesquisa detém-se primeiramente nos apontamentos feitos por José Miguel Wisnik sobre o som, o silêncio e o ruído. São observados alguns tópicos do Serialismo e do Minimalismo buscando-se encontrar suporte para a análise de algumas obras de Heiner Goebbels. Assim, além da análise de vídeos de espetáculos, os estudos de Hans-Thies Lehmann (2007) e Luiz Felipe Reis (2016) sobre Goebbels foram importantes referências bibliográficas que colaboram para esta pesquisa.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
ALBET, Montserrat. Música Contemporânea. Trad. Luís Amaral e Irineu Garcia. Rio de Janeiro: Salvat, 1979.
ALMEIDA, Gil Roberto Gomes de. Diferença voz glossolalia artaud performance. Dissertação de Mestrado em Artes - Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em:<http://www.repositorio.unb.br/handle/10482/20318>. Acesso em:10 Jul. 2017.
BARCHELOR, David. Minimalismo. Trad. Celia Euvaldo. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.
COSTA, Tiago Bartolomeu. Entrevista com Heiner Goebbels: "O meu teatro não existe como símbolo de qualquer coisa". Público, 2013. Disponível em: <https://www.publico.pt/2013/12/03/culturaipsilon/noticia/o-meu-teatro-nao-existe-como-simbolo-de-qualquer-coisa-1614853>.Acesso em: 05 Ago. 2017.
GOEBBELS, Heiner. Estética da ausência: questionando pressupostos básicos nas artes performativas. Questão de Crítica. Vol. VIII, n. 66, 2015. Disponível em:<http://www.questaodecritica.com.br/2015/12/estetica-da-ausencia/>. Acesso em: 05 Jul. 2017.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático.Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
REIS, Luiz Felipe. Heiner Goebbels - Polifonia cênica como política da forma: um gesto estético contra a hierarquia da cena e dos sentidos. Questão de Crítica. Vol. IX, n. 67, 2016. Disponível em:<http://www.questaodecritica.com.br/2016/04/heiner-goebbels/>. Acesso em 05 Ago. 2017.
WISNIK José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.