DRAMATURGIA ENTRE SOM, SILENCIO E RUÍDOS

A polifonia dos elementos em Heiner Goebbels

Autori

  • Elcio Levi Brandão Diniz UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.59606

Abstract

O presente texto traz uma reflexão sobre o uso dos elementos do som em composições musicais e teatrais em que se busca desestabilizar as hierarquias dos elementos da cena.  Para melhor compreensão das articulações entre conceitos como Polifonia da Cena e Dramaturgia da Percepção, a pesquisa detém-se primeiramente nos apontamentos feitos por José Miguel Wisnik sobre o som, o silêncio e o ruído. São observados alguns tópicos do Serialismo e do Minimalismo buscando-se encontrar suporte para a análise de algumas obras de Heiner Goebbels. Assim, além da análise de vídeos de espetáculos, os estudos de Hans-Thies Lehmann (2007) e Luiz Felipe Reis (2016) sobre Goebbels foram importantes referências bibliográficas que colaboram para esta pesquisa. 

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Pubblicato

2019-07-31

Come citare

DINIZ, E. L. B. DRAMATURGIA ENTRE SOM, SILENCIO E RUÍDOS: A polifonia dos elementos em Heiner Goebbels. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 5, n. 1, p. 166–193, 2019. DOI: 10.5216/ac.v5i1.59606. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/59606. Acesso em: 17 dic. 2024.