CAMINHOS DA CENA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.54322Resumo
O presente artigo consiste em apontamentos e reflexões que emergiram da parte prática da pesquisa de doutorado intitulada Colocando um novo ponto em cada conto: possibilidades de inserção do teatro na educação infantil. A pesquisa teve como objetivo central inserir o teatro na Educação Infantil através da contação de história e o do brincar. A peça A Tempestade, de William Shakespeare, foi empregada como fio condutor de uma experiência cênica narrativa, pensada através da ambientação cênica e sonora do espaço escolar, como uma possibilidade de forjar uma experiência sensório-motora e artística para crianças entre três e cinco anos de idade. Foram realizadas apresentações em cinco centros de educação infantil na cidade de Dourados/MS. Com as apresentações foi possível comprovar que o brincar através do teatro e da contação de história tem um importante papel no desenvolvimento social, cognitivo, corporal e imaginativo da criança e do professor. A educação e o teatro juntas possuem o potencial de transformar, e esta transformação passa pelo individual e pelo coletivo.
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