Paths of the Scene for Early Childhood Education

Authors

  • Flávia Janiaski Vale Professora Adjunta da Universidade Federal de Dourados - Curso de Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.54322

Abstract

The present article consists of notes and reflections that emerged from the practical part of the doctoral research entitled "Storytelling as a possibility of introduction theatre in early childhood education". The research has the main objective of inserting theater in Early Childhood Education through storytelling and play. William Shakespeare's play 'The Tempest' was used as the guiding thread of a scenic-narrative experience, thought through the scenic and sonorous setting of the school space, as a possibility to forge a sensory-motor and artistic experience for children between three and five years of age. Presentations happend at five Early Childhood Education Center in the city of Dourados. With the presentations, it was possible to prove that playing through theater and storytelling plays an important role in the social, cognitive, corporal and imaginative development of the child and the teacher. Education and theater together have the potential to transform, and this transformation passes through the individual and the collective.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Flávia Janiaski Vale, Professora Adjunta da Universidade Federal de Dourados - Curso de Artes Cênicas

Doutoranda em Artes Cênicas pela UFBA. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Graduada em Artes Cênicas pela mesma universidade. Trabalhou como Professora Colaboradora na mesma instituição na área de Teatro Educação e Produção Cultural. Além de trabalhar com Produção Cultural em diversos projetos Municipais e Estaduais e trabalhar como produtora da Harmônica Arte e Entretenimento. Tem experiência em Artes, com ênfase em Teatro-Educação, Produção Cultural, Contação de História, Orientação de Estágio, Improvisação e Montagem Teatral. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas, está como Coordenadora Pedagógica do Curso, e presidente da Comissão de Estágio Supervisionado do Curso de Artes Cênicas ? COES/Artes Cênicas, além de Coordenar o SubProjeto de Teatro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/UFGD.

References

BACHELARD, Gaston. A poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 9 ed. RJ: Paz e Terra, 1980.

BLOOM, Harold. Shakespeare: a invenção do humano. Tradução de José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

CUNHA, Gabriela Duarte. A importância da contação de histórias e da leitura em voz alta para crianças em fase de alfabetização. Cadernos do CNLF, Vol XVUU, nº 06. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2013.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec : Edições Mandacaru, 2006.

DEWEY, J. Art as experience. New York: Minton, Balch & Co., 1934.

FARIA, Alessandra Ancona de. Contas histórias com o jogo teatral. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FERREIRA, Melissa. Isto não é um ator: o teatro da sociètas Raffaello Sanzio. São Paulo: Perspectiva, 2016.

GIRANDELLO, Gilka. Voz, Presença e Imaginação: A Narração de Histórias e as Crianças Pequenas. Florianópolis: UFSC, 2007. In http://www.nica.ufsc.br/index.php/publicacoes/gilka. Acessado em 22 de maio de 2017.

GIRANDELLO, Gilka. Imaginação: arte e ciência na infância. Campinas: Pro-Posições, 2011. v. 22, n. 2 (65), p. 75-92, maio/ago. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263/0 acessado em 30 de julho/2017.

GOMES, Lenice, MORAES, Fabiano (org). A arte de encantar: o contador de histórias contempoâneo e seus olhares. São Paulo: Cortz, 2012.

HELIODORA, Barbara. Por que ler Shakespeare. São Paulo: Globo, 2008.

HELIODORA, Barbara. A Evolução de Shakespeare. 2014. Disponível:

https://www.youtube.com/watch?v=e9rs2DgpI98 – acessado em 10/09/2017.

KOUDELA, I. Jogos Teatrais. São Paulo, Perspectiva, 1984.

KLISYS, Adriana. Quer jogar?. São Paulo: Edições SESC SP, 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Universidade de Barcelona/Espanha. Tradução de João Wanderley Geraldi. Campinas: Revista Nacional de Educação, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em diversas datas.

LUCENA, Karina de Castilhos. Uma fenomenologia da imaginação através do espaço. In Revista Eletrônica de crítica e teoria de literaturas. Porto Alegre: PPG-LET-UFRGS. v 03, n 01. 2007.

MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes e MORAES, Taiza Mara Rauen (org). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.

PESSOA, Augusto. Teatro e Contação de História. In MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes e MORAES, Taiza Mara Rauen (org). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015. p. 328-335.

RAMOS, Ana Claudia. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de

SHAKESPEARE, William. A Tempestade. Tradução e adaptação de Sonia Rodrigues. São Paulo: Scipione, 2002. Série Reencontro literatura.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. (2ª ed. revista e ampliada). Curitiba: Positivo, 2005.

SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Sumus, 1978.

VYGOTSKY, Lev. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

Published

2019-07-27

How to Cite

JANIASKI VALE, F. Paths of the Scene for Early Childhood Education. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 193–227, 2019. DOI: 10.5216/ac.v5i1.54322. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54322. Acesso em: 16 dec. 2024.