DIREÇÃO DE ARTE EM CAMPO EXPANDIDO
Autonomia Criativa na Composição de Dramaturgias Plástico-Visuais
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.59182Resumo
Este artigo pretende discutir a Direção de Arte na perspectiva de campo expandido, como locusautônomo de pesquisas e práticas artísticas, no contexto amplo das Artes da Cena. Sua meta principal é fortalecer a área e fornecer alguns subsídios reflexivos a ela, tendo em vista a carência ainda grande de discussões teóricas sobre o assunto.
Downloads
Referências
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 1998.
EISENSTEIN, Sierguéi. O princípio cinematográfico e o ideograma. In: CAMPOS, Haroldo. Ideograma: lógica, poesia, linguagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969: textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. São Paulo: Perspectiva: SESC; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2007.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
GROTOWSKI, Jerzy. Sobre o método das ações físicas. De uma palestra proferida por Grotowski no Festival de Teatro de Santo Arcangelo (Itália), em junho de 1988. Disponível em: http://www.grupotempo.com.br/tex_grot.html. Acessado em 19 de junho de 2019, às 20:00.
GUINSBURG, Jacó. Da cena em cena: ensaios de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
HAMBURGER, Vera. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Editora Senac São Paulo; São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014.
HAMBURGER, Vera Império. O desenho do espaço cênico: da experiência vivencial à forma. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2014b.
JUNG, Carl Gustav. A natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 2000.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro além do drama: o pós e o pré-dramático. Conferência. Revista Arte da Cena, v.1, n.2, p. 14-18, março/2015.
NUNES, Alexandre Silva. Ator & alma: a morte como método. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, 2005.
NUNES, Alexandre Silva. Ator, sator, satori: labor e torpor na arte de personificar. Goiânia: UFG, 2012.
POUND, Ezra. Abc da literatura. São Paulo: Cultrix, 1989.
RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis performativa: a margem de investigação possível. São Paulo: Annablume, 2015.
RATTO, Gianni. Antitratado de cenografia. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2001.
REALE, Giovanni. Corpo, alma e saúde: o conceito de homem de Homero a Platão. São Paulo: Paulus, 2002.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
SNELL, Bruno. A cultura grega e as origens do pensamento europeu. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.