O LARP COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO ATOR/PERFORMER

Autores

  • Thiago Vieira Borges da Rosa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ariane Guerra Barros Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.54287

Resumo

Esse artigo propõe uma pesquisa sobre larp (sigla de Live Action Role Playing Game), uma expressividade artística contemporânea com forte presença nos países escandinavos e trazida ao Brasil nos últimos anos, e sua relação com a performatividade de artistas cênicos de outras áreas, com especial atenção o teatro. Abordando o conceito de performatividade, traçamos uma relação entre o larp e a atuação/performance, e analisamos como algumas concepções do encenador Constantin Stanislavski podem estar relacionadas ao larp. Por fim, procuramos entender como a prática de diferentes jogos - produtos da arte do larp - podem auxiliar o ator/performer no exercício de seu trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Vieira Borges da Rosa, Universidade Federal da Grande Dourados

Bacharelando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dramaturgo, produtor e designer gráfico.

Ariane Guerra Barros, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do curso de graduação e pós-graduação lato sensu em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na área de Corpo e Movimento. Atriz, preparadora corporal e radialista, atua na Cia. Última Hora, de Dourados/MS. Doutoranda em Artes Cênicas na área de Corpo e(m) Performance da Universidade Federal da Bahia.

Referências

BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer. São Paulo: Perspectiva: Fapesq, 2013.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Tradução Pontes de Paula Lima. - 14 Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Tradução Pontes de Paula Lima. - 10 Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004a.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Tradução Pontes de Paula Lima. - 21 Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

STARK, Lizzie. Leaving Mundania, Inside the Transformative World of Live Action Role-Playing Games. EUA: Chicago Review Press, 2012.

Downloads

Publicado

2019-07-27

Como Citar

DA ROSA, T. V. B.; BARROS, A. G. O LARP COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO ATOR/PERFORMER. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 5, n. 1, p. 258–279, 2019. DOI: 10.5216/ac.v5i1.54287. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54287. Acesso em: 19 abr. 2024.