O LARP COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO ATOR/PERFORMER
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.54287Resumo
Esse artigo propõe uma pesquisa sobre larp (sigla de Live Action Role Playing Game), uma expressividade artística contemporânea com forte presença nos países escandinavos e trazida ao Brasil nos últimos anos, e sua relação com a performatividade de artistas cênicos de outras áreas, com especial atenção o teatro. Abordando o conceito de performatividade, traçamos uma relação entre o larp e a atuação/performance, e analisamos como algumas concepções do encenador Constantin Stanislavski podem estar relacionadas ao larp. Por fim, procuramos entender como a prática de diferentes jogos - produtos da arte do larp - podem auxiliar o ator/performer no exercício de seu trabalho.
Downloads
Referências
BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer. São Paulo: Perspectiva: Fapesq, 2013.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.
STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Tradução Pontes de Paula Lima. - 14 Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Tradução Pontes de Paula Lima. - 10 Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004a.
STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Tradução Pontes de Paula Lima. - 21 Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
STARK, Lizzie. Leaving Mundania, Inside the Transformative World of Live Action Role-Playing Games. EUA: Chicago Review Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.