O LARP COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO ATOR/PERFORMER

Autores/as

  • Thiago Vieira Borges da Rosa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ariane Guerra Barros Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.54287

Resumen

Esse artigo propõe uma pesquisa sobre larp (sigla de Live Action Role Playing Game), uma expressividade artística contemporânea com forte presença nos países escandinavos e trazida ao Brasil nos últimos anos, e sua relação com a performatividade de artistas cênicos de outras áreas, com especial atenção o teatro. Abordando o conceito de performatividade, traçamos uma relação entre o larp e a atuação/performance, e analisamos como algumas concepções do encenador Constantin Stanislavski podem estar relacionadas ao larp. Por fim, procuramos entender como a prática de diferentes jogos - produtos da arte do larp - podem auxiliar o ator/performer no exercício de seu trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Vieira Borges da Rosa, Universidade Federal da Grande Dourados

Bacharelando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dramaturgo, produtor e designer gráfico.

Ariane Guerra Barros, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do curso de graduação e pós-graduação lato sensu em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na área de Corpo e Movimento. Atriz, preparadora corporal e radialista, atua na Cia. Última Hora, de Dourados/MS. Doutoranda em Artes Cênicas na área de Corpo e(m) Performance da Universidade Federal da Bahia.

Citas

BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer. São Paulo: Perspectiva: Fapesq, 2013.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Tradução Pontes de Paula Lima. - 14 Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Tradução Pontes de Paula Lima. - 10 Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004a.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Tradução Pontes de Paula Lima. - 21 Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

STARK, Lizzie. Leaving Mundania, Inside the Transformative World of Live Action Role-Playing Games. EUA: Chicago Review Press, 2012.

Publicado

2019-07-27

Cómo citar

DA ROSA, T. V. B.; BARROS, A. G. O LARP COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO ATOR/PERFORMER. Arte de la Escena, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 258–279, 2019. DOI: 10.5216/ac.v5i1.54287. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54287. Acesso em: 18 jul. 2024.