MARIA EU

Drama-tur "giras" poéticas

Autores

  • Flavia Cristina Honorato dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Renata de Lima Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.57985

Resumo

Propõe-se, neste trabalho, dar início a uma discussão e reflexão sobre do processo de criação do espetáculo Por Cima do Mar eu Vim, a partir do trabalho de composição da personagem Maria, construída por meio da abordagem metodológica e estética utilizada pelo grupo artístico Núcleo Coletivo 22. Nesse processo, elementos da cultura popular e da cultura afro-brasileira foram de extrema importância para a construção da personagem. Neste artigo, serão apresentados alguns caminhos percorridos que potencializaram essa dramaturgia corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBA, Eugenio.; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas, SP: Editora Hucitec, 1995.

BARBA, E. ; SAVARESE, Nicola. Tradução de Patrícia Furtado de Mendonça. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral, São Paulo: É Realizações. 2012.

BURNIER, Luís Otávio. A arte do ator: da técnica à representação. 2. ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2009.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. São Paulo: Editora Unicamp, 2003.

FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Editora Fapesp,2006

FERRACINI, Renato. Corpos em fuga, corpos em arte. São Paulo: Editora Fapesp, 2006.

LAGES, S. R. C. ; D'ÁVILA, N. ; MARIA, I. (2007). Vida cigana: mulheres, possessão e transgressão no terreiro de Umbanda. Pesquisas e práticas psicossociais. Disponível em: <https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/2artigo.pdf>.Acesso em: 23 de Ago. 2017.

LIGIÉRO, Zeca. Malandro Divino: A vida e a lenda de Zé Pelintra, personagem mítico da Lapa carioca. Rio de Janeiro: Nova Era, 2004.

LIGIÉRO, Zeca. (Org.) Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.

MARTINS, Leda Maria. A Cena em sombra. São Paulo: Perspectiva, 1995.

PASCALI, Maria Julia. .Licenciatura em Artes Cênicas, v. I. Goiânia: Funape: Ciar, 2010.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob orientação de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2015.

RODRIGUES, Graziela. Bailarino-intérprete-pesquisador: processo de formação. 2. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 2015.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: Performance studies: an introduction. 2. ed. New York & London: Routledge, p. 28-51, 2006.

SILVA, Renata de Lima. O corpo limiar e as encruzilhadas: processo de criação em dança. Goiânia: Editora UFG, 2012.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

SANTOS, F. C. H. dos; SILVA, R. de L. MARIA EU: Drama-tur "giras" poéticas. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 5, n. 1, p. 280–305, 2019. DOI: 10.5216/ac.v5i1.57985. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/57985. Acesso em: 27 maio. 2024.