MARIA EU
Drama-tur "giras" poéticas
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.57985Abstract
Propõe-se, neste trabalho, dar início a uma discussão e reflexão sobre do processo de criação do espetáculo Por Cima do Mar eu Vim, a partir do trabalho de composição da personagem Maria, construída por meio da abordagem metodológica e estética utilizada pelo grupo artístico Núcleo Coletivo 22. Nesse processo, elementos da cultura popular e da cultura afro-brasileira foram de extrema importância para a construção da personagem. Neste artigo, serão apresentados alguns caminhos percorridos que potencializaram essa dramaturgia corporal.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARBA, Eugenio.; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas, SP: Editora Hucitec, 1995.
BARBA, E. ; SAVARESE, Nicola. Tradução de Patrícia Furtado de Mendonça. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral, São Paulo: É Realizações. 2012.
BURNIER, Luís Otávio. A arte do ator: da técnica à representação. 2. ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2009.
FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. São Paulo: Editora Unicamp, 2003.
FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Editora Fapesp,2006
FERRACINI, Renato. Corpos em fuga, corpos em arte. São Paulo: Editora Fapesp, 2006.
LAGES, S. R. C. ; D'ÁVILA, N. ; MARIA, I. (2007). Vida cigana: mulheres, possessão e transgressão no terreiro de Umbanda. Pesquisas e práticas psicossociais. Disponível em: <https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/2artigo.pdf>.Acesso em: 23 de Ago. 2017.
LIGIÉRO, Zeca. Malandro Divino: A vida e a lenda de Zé Pelintra, personagem mítico da Lapa carioca. Rio de Janeiro: Nova Era, 2004.
LIGIÉRO, Zeca. (Org.) Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
MARTINS, Leda Maria. A Cena em sombra. São Paulo: Perspectiva, 1995.
PASCALI, Maria Julia. .Licenciatura em Artes Cênicas, v. I. Goiânia: Funape: Ciar, 2010.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob orientação de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2015.
RODRIGUES, Graziela. Bailarino-intérprete-pesquisador: processo de formação. 2. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 2015.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: Performance studies: an introduction. 2. ed. New York & London: Routledge, p. 28-51, 2006.
SILVA, Renata de Lima. O corpo limiar e as encruzilhadas: processo de criação em dança. Goiânia: Editora UFG, 2012.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.