A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA

Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura

Autores

  • Cassia Maria Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v5i1.57998

Resumo

Este artigo propõe apresentar e discutir o projeto de cenografia e figurino de Hélio Oiticica para o filme A Cangaceira Eletrônica de Antônio Carlos da Fontoura, 1970. Foi possível situar em que lugar da carreira de Oiticica este trabalho é desenvolvido e qual a importância da atividade performativa em sua poética. A partir de fontes primárias como manuscritos, cartas e entrevistas, além da literatura específica para ler a poética de Oiticica, foi possível realizar uma análise cuidadosa de cada um dos croquis-colagem revelando de que maneira cada um dos itens apontados no projeto se relacionam com o roteiro proposto. Podemos perceber por meio deste estudo a forma com que a relação entre o cinema, a música e a atividade performativa adquirem papel central a partir do ano de 1969 e tratam-se de um eloquente desdobramento de linguagem que integra o chamado Programa Ambiental, projeto poético de Oiticica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARGAN, Giulio C. A História da Arte como a História da Cidade. Trad.: Pier Luigi Cabra - 5aed. - São Paulo: Martins Fontes, 2005.

ARGAN, Giulio C. Arte Moderna. Trad. Denise Bott Manm e Frederico Carotti. São Paulo: Cia da Letras, 1992.

BARSACQ, Léon. Le Décor de Film. Paris: Éditions Seghers, 1970.

BASUALDO, Carlos. (orgs.) Tropicália: uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do Pedreiro – memórias imaginadas: Augusto Boal. São Paulo, Cosac Naify. 2014.

BRAGA, Paula. Hélio Oiticica: singularidade, multiplicidade. São Pau- lo: Perspectiva, 2013.

COELHO, Frederico. 1970: pause / play. Revista ARS ano 15 n. 30, 2017.

COELHO, Frederico. Eu, Brasileiro confesso, minha culpa, meu pecado: cultura marginal no Brasil das décadas de 1960 e 1970. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

COHN, Sergio. & COELHO, Frederico. (orgs.) Tropicália. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008. (Encontros)

MONTEIRO, Cassia Maria Fernandes. Entrevista a Antônio Carlos da Fontoura realizada em 1º de outubro 2014 no Rio de Janeiro.

FAVARETTO, Celso. A invenção de Hélio Oiticica. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2000.

FIGUEIREDO, Luciano (org.). Cartas 1964-1974: Lygia Clark & Hélio Oiticica. Rio de Janeiro, Ed UFRJ, 1998.

BRESSANE, Júlio. Os Gigantes da América (1978). Filme. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_iJ6MyXVWn4. Acesso em 13/05/2014.

FONTOURA, Antônio Carlos da. Gal (1970). Documentário, 35mm, 12 min. País: Brasil. Cor: Colorido Fotografia: David Zingg e Lauro Escorel. disponível em: http://www.cantoclaro.com.br/gal.html. Acesso em 08/08/2014.

HENDRIX, H. Hendrix por ele mesmo. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2014 (versão Kindle)

OITICICA FILHO, César (org.). Hélio Oiticica: museu é o mundo. Rio de Janeiro: Azougue, 2011.

OITICICA, Hélio. EXPERIMENTAR O EXPERIMENTAL. Número de Tombo: 0380.72 disponível IN: Arquivo H.O. 1972. Local: Nova York / Nova York / Estados Unidos. 1972

OITICICA, Hélio. O OBJETO. Número de Tombo: 0152.68 disponível IN: Arquivo H.O. 1968 Local: [Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Brasil]

OITICICA, Hélio. POSIÇÃO E PROGRAMA / PROGRAMA AMBIENTAL / POSIÇÃO ÉTICA. Número de Tombo: 0253.66 disponível IN: Arquivo H.O. Julho de 1966 Local: Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Brasil. 1966.

OITICICA, Hélio. TROPICÁLIA, THE NEW IMAGE. Número de Tombo: 0535.69 d disponível IN: Arquivo H.O. 1969 Local: Londres / Inglaterra / Reino Unido.

RUBIN, Nani. Hélio Oiticica ‘fora de série’: Cenários do artista para filme serão expostos em galeria. Matéria publicada no Segundo Caderno do Jornal O Globo em 11 de agosto de 2001.

SALOMÃO, Waly. Hélio Oiticica: qual é o parangolé? e outros escritos. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo e cinema marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.

Downloads

Publicado

2019-07-27

Como Citar

MONTEIRO, C. M. A CANGACEIRA ELETRÔNICA [1970] PELOS CROQUIS DE HÉLIO OITICICA: Um projeto de ambientação cênica para o filme não realizado de Antônio Carlos de Fontoura. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 5, n. 1, p. 060–102, 2019. DOI: 10.5216/ac.v5i1.57998. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/57998. Acesso em: 18 maio. 2024.