VARIAÇÃO MENSAL NAS CONCENTRAÇÕES DE MACROELEMENTOS NO PLASMA SEMINAL DE CAPRINOS CRIADOS EM CLIMA TROPICAL ÚMIDO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.1843Palavras-chave:
Reprodução AnimalResumo
Objetivou-se avaliar se existe variação dos macroelementos Ca, P e Mg na composição bioquímica do plasma seminal de caprinos criados em clima tropical úmido, ao longo do ano. Foram utilizados vinte machos caprinos com idade média de 22,41 ± 5,91 meses, mantidos sob manejo intensivo, alimentados segundo NRC (1981). Os ejaculados foram coletados semanalmente por meio de vagina artificial ou eletroejaculação. Em seguida, fez-se a centrifugação do sêmen (4.000g/20 min/ 4ºC), sendo o plasma seminal acondicionado em tubos eppendorfs e mantido a -18°C até que se procedesse às análises. Ao final do período de coletas, constituiu-se um pool de quatro amostras de cada indivíduo, totalizando 240 observações para a realização das análises bioquímicas. Os dados referentes à composição mineral do PS de cálcio, fósforo e magnésio foram analisados utilizando-se o programa estatístico SAS. Quando submetidos à análise de variância, os meses do ano apresentaram variação significativa (P <0,05) para concentração de minerais no plasma seminal. A maior concentração absoluta de cálcio foi observada no mês de outubro e a menor em novembro. Já o fósforo atingiu a maior concentração absoluta em maio e a menor em setembro. No tocante ao magnésio, a maior concentração absoluta foi alcançada em junho e a menor em março. Concluiu-se que a concentração dos minerais variou ao longo dos meses do ano no plasma seminal de caprinos.
PALAVRAS-CHAVES: Bioquímica, macho caprino, minerais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).