EFEITOS DA ESPACIALIZAÇÃO CLIMÁTICA E INTERAÇÃO GENÓTIPO-AMBIENTE SOBRE O PESO DA DESMAMA DE BOVINOS DA RAÇA NELORE CRIADOS EM SISTEMAS EXTENSIVOS NO NORTE DO BRASIL. Jorge Luis Ferreira1*
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18039597Palavras-chave:
Melhoramento animalResumo
A expressão fenotípica pode variar significativamente sob diferenças climáticas e deve ser um motivo de preocupação na identificação e seleção de animais superiores no Brasil. Dessa forma, no presente estudo objetivou-se espacializar fatores ambientais para discriminar os estados do Maranhão (MA), Pará (PA) e Tocantins (TO) e verificar presença de interação genótipo-ambiente (IGA) para peso ao desmame em rebanhos bovinos da raça Nelore localizados nestes Estados. As variáveis ambientais analisadas foram: temperatura máxima; temperatura mínima; temperatura média; precipitação; índice vegetativo normalizado; umidade relativa; altitude e índice de temperatura e umidade. Os registros de peso a desmama de bovinos da raça Nelore criados à pasto foram coletados entre os anos de 1997 e 2007 e o conjunto de dados constituído por 21.117 animais, filhos de 161 touros comuns aos Estados do MA, PA e TO. As estimativas para herdabilidades direta apresentaram magnitudes moderadas, com valores de 0,22 ± 0,013 (MA), 0,26 ± 0,021(PA) e 0,29 ± 0,023 (TO). As variáveis ambientais discriminaram bem os Estados e as estimativas revelaram variação da resposta genética da progênie, dependendo do pai e do Estado em questão. As estimativas de correlações genéticas para peso ao desmame indicaram forte presença de interação genótipo-ambiente.Palavras-chave: correlação canônica; cluster; herdabilidade; produção animal; Zebu.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-03-31
Como Citar
FERREIRA, J. L.; LOPES, F. B.; GARCIA, J. A. S.; SILVA, M. P. B.; NEPOMUCENO, L. L.; MARQUES, E. G.; SILVA, M. C. da. EFEITOS DA ESPACIALIZAÇÃO CLIMÁTICA E INTERAÇÃO GENÓTIPO-AMBIENTE SOBRE O PESO DA DESMAMA DE BOVINOS DA RAÇA NELORE CRIADOS EM SISTEMAS EXTENSIVOS NO NORTE DO BRASIL. Jorge Luis Ferreira1*. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18039597. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-39597. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).