DESCRIÇÃO CLÍNICA E HISTOPATOLÓGICA DA PAPILOMATOSE CUTÂNEA BOVINA (BPV)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1181Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
A papilomatose bovina é uma enfermidade infectocontagiosa cosmopolita freqüente, principalmente em bovinos leiteiros. Este trabalho teve como objetivo descrever o aspecto macroscópico e histopatológico da papilomatose cutânea bovina (BPV). Foram incluídas fêmeas mestiças de holandês nulíparas, primíparas e multíparas, apresentando diferentes tipos de papilomas cutâneos (típicos, atípicos e mistos) e de graus assim definidos para este estudo: leve (25% do corpo acometido), moderado (50% do corpo acometido) e intenso (mais de 50% do corpo acometido). Para avaliação histopatológica, submeteram-se os animais à biópsia cutânea das lesões. Macroscopicamente, os papilomas apresentavam-se de colorações, aspectos, formas e localizações bem definidos. Os papilomas estavam mais presentes no abdômen lateral, barbela e focinho, apresentando lesões mistas, seguidas por basais. Na análise histopatológica observaram-se alterações hiperplásicas epiteliais e conjuntivas, com extenso crescimento vegetativo do epitélio, com cristas epidérmicas extensas e profundas, resultados estes que caracterizam fase de desenvolvimento com replicação e síntese viral, sendo um achado característico de papilomatose. Pode-se concluir que a papilomatose cutânea em bovinos leiteiros apresenta predileção por áreas específicas, com papilomas de formas e aspectos distintos.PALAVRAS-CHAVES: Aspectos macroscópico e histopatológico, papilomatose bovina.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
MONTEIRO, V. C.; CARDOSO COELHO, M. C. O.; CARNEIRO, A. da S.; DE ARAÚJO SILVA, R. A.; TEIXEIRA, M. N.; WANDERLEY, A. G.; WANDERLEY, E. K.; FRANCO, E. D. S. F. DESCRIÇÃO CLÍNICA E HISTOPATOLÓGICA DA PAPILOMATOSE CUTÂNEA BOVINA (BPV). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1079–1088, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1181. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1181. Acesso em: 30 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).