Interceptações de produtos de origem animal em fronteiras terrestres no Brasil

Autores

  • Mirela Janice Eidt Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Marcos Eielson Pinheiro de Sá Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Coordenação Geral do Sistema VIGIAGRO, Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Concepta Margareth McManus Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Cristiano Barros de Melo Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1089-6891v16i323894

Palavras-chave:

Fiscalização, doença infecciosa, fronteira terreste, vigilância agropecuária

Resumo

Agentes infecciosos e doenças dos animais podem atravessar fronteiras terrestres e contribuir para a alteração do estado sanitário de países. O objetivo do presente trabalho foi, através de um estudo retrospectivo, identificar os principais produtos de origem animal interceptados e apreendidos em três unidades de vigilância agropecuária (Uvagros/MAPA) localizadas em fronteiras terrestres (secas) na região Norte do Brasil: Assis Brasil e Epitaciolândia, no Acre, e Pacaraima, em Roraima, respectivamente fronteiras com o Peru, Bolívia e Venezuela. Os principais produtos interceptados e apreendidos no trânsito internacional de veículos e passageiros em duas das três unidades foram laticínios, pescados, carnes, embutidos, de uso veterinário e para uso na alimentação animal (ração, medicamentos e insumos) e apícolas. Devem ser melhor avaliadas as possibilidades de introdução de agentes infecciosos e de doenças que podem ameaçar o Brasil, considerando os tipos de produtos apreendidos, considerando o estado sanitário dos países aqui estudados, em face da natureza clandestina do trânsito dos animais e seus produtos por estas fronteiras terrestres.

Palavras-chave: doença infecciosa; fiscalização; fronteira; vigilância agropecuária.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

EIDT, M. J.; SÁ, M. E. P. de; MCMANUS, C. M.; MELO, C. B. de. Interceptações de produtos de origem animal em fronteiras terrestres no Brasil. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 388–398, 2015. DOI: 10.1590/1089-6891v16i323894. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/23894. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária