FONTES E NÍVEIS DE VITAMINA C PARA O CAMARÃO Litopenaeus vannamei NA FASE DE RECRIA

Autores

  • Neyva Ribeiro Ferraz Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Rafael Vieira Azevedo Universidade Estadual Norte Fluminense
  • Wanessa Queiroz Camboim
  • Marcelo Cordeiro Pereira
  • Luis G. Tavares Braga Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v13i3.14825

Palavras-chave:

Ácido ascórbico, Exigência nutricional, Carcinicultura, Sanidade

Resumo

Avaliou-se a inclusão de diferentes fontes e níveis de vitamina C no crescimento, sobrevivência, retenção de proteína e sanidade de Litopenaeus vannamei com peso inicial de 5,90 ± 0,57 g. Quinhentos e quarenta exemplares foram distribuídos em 27 gaiolas em delineamento inteiramente casualizado, esquema fatorial 4x2 (quatro fontes e dois níveis), além do tratamento controle, isento de vitamina C (n=3). As fontes utilizadas foram ácido ascórbico cristal, ácido ascórbico revestido, ácido ascórbico monofosfato e ácido ascórbico PEG (polietileno glicol) com dois níveis: 180 e 260 mg kg-1. Não foi observada influência (P>0,05) da fonte, nível de vitamina C nem interação desses fatores sobre o crescimento, sobrevivência, retenção de proteína e parâmetros de sanidade dos camarões. Observou-se a presença de necrose no abdômen de todos os animais. A utilização de vitamina C nas fontes e níveis avaliados para o camarão Litopenaeus vannamei com peso acima de 5 g não revela melhorias no crescimento, sobrevivência, retenção de proteína e sanidade dos camarões.

PALAVRAS-CHAVE: Ácido ascórbico; carcinicultura; exigência nutricional; sanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neyva Ribeiro Ferraz, Universidade Estadual de Santa Cruz

aquicultura

Rafael Vieira Azevedo, Universidade Estadual Norte Fluminense

Aquicultura

Wanessa Queiroz Camboim

Aquicultura

Marcelo Cordeiro Pereira

Aquicultura

Luis G. Tavares Braga, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1993), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996), doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e pós-doutorado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-USP. Atualmente é professor Titular nos cursos de graduação em Agronomia e Medicina Veterinária e nos cursos de Mestrado em Zoologia e Ciência Animal da Universidade Estadual de Santa Cruz. É revisor científico da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Acta Scientiarum, Boletim do Instituto de Pesca e Revista Brasileira de Zootecnia. É consultor ad hoc do CNPq. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Aqüicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: ranicultura, piscicultura e carcinicultura.

Publicado

2012-09-28

Como Citar

FERRAZ, N. R.; AZEVEDO, R. V.; CAMBOIM, W. Q.; PEREIRA, M. C.; BRAGA, L. G. T. FONTES E NÍVEIS DE VITAMINA C PARA O CAMARÃO Litopenaeus vannamei NA FASE DE RECRIA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 323–329, 2012. DOI: 10.5216/cab.v13i3.14825. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/14825. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal