v. 20 n. 2 (2009)

Publicado: 2010-05-11
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9868
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9979
    Mônica Martins da Silva

Artigos

  • A História Geral de Delgado de Carvalho: uma coleção entre críticas e discordâncias (1950-1960)

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9845
    Patrícia Coelho
    160
  • Memória coletiva e saber histórico escolar: o ensino de História de Santa Catarina nas propostas curriculares após o final da ditadura militar (década de 1990)

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9848
    Luciana Rossato
    175
  • Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9849
    Neide Almeida Fiori
    196
  • O que as lições de história ensinam sobre a África? Reflexões acerca das representações da história da África e dos africanos nos manuais escolares brasileiros e portugueses

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9864
    Anderson Ribeiro Oliva
    214
  • Livros didáticos brasileiros e as abordagens da História colonial: problemas e possibilidades na reflexão sobre a cidadania

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9865
    Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, Marcello José Gomes Loureiro
    232
  • História e documentários: Reflexões para o uso em sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9866
    Eric de Sales
    247
  • Projeto de ensino de História do Cepae: itinerários para a prática pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9867
    Andréa Ferreira Delgado, Mônica Martins da Silva, Segismunda Sampaio da Silva Neta
    271

Outros Artigos

  • Memorias y sentidos comunes en la escuela: reflexiones sobre la enseñanza de la historia reciente Argentina

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9870
    Diego M. Higuera Rubio
    284
  • Aprendizagem colaborativa: análise de uma atividade de inglês em grupo

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9871
    Magali Saddi Duarte
    305
  • Monômio, binômio, trinômio, polinômio – definições e significados

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9873
    Silmara Epifânia de Castro Carvalho, Zaíra da Cunha Melo Varizo
    324

Resenhas

Resumos de trabalhos acadêmicos

  • Patrimônios: espaço e lugar - estudo das vilas de Cibele e Caiçara e seus conteúdos*

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9875
    Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva
    332
  • Ensino Fundamental de nove anos em Goiânia: o lugar da criança de seis anos, concepções e fundamentos sobre sua educação

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9876
    Sônia Santana Costa
    335
  • Diretrizes curriculares do município de goiânia no contexto de uma Política Curricular Nacional*

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9877
    Neisi Maria da Guia Silva
    337
  • O blog nas aulas de matemática: um instrumento capaz de contribuir para que o aluno elabore e reelabore suas compreensões sobre seu conhecimento matemático?

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9878
    Marcello Lucas
    339
  • Obstáculos à verdadeira inclusão: a realidade no município de Goiânia

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9879
    Larissa Regiane de Oliveira Rios Coelho
    342
  • Dificuldade de aprendizagem na alfabetização: estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9880
    Lucimar Aparecida Fonseca
    344