AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA FLUNIXINA MEGLUMINA, POR VIA SUBCONJUNTIVAL, SOBRE A CONCENTRAÇÃO E PADRÃO PROTEICO DO HUMOR AQUOSO DE CÃES SUBMETIDOS À PARACENTESE DA CÂMARA ANTERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.5585Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Avaliaram-se os efeitos da flunixina meglumina, pela via subconjuntival, sobre as proteínas do humor aquoso de olhos de cães submetidos à paracentese da câmara anterior. Dez animais adultos, clinicamente sadios, receberam, por aplicação subconjuntival, flunixina meglumina (1,1mg/kg) no olho direito e solução salina estéril a 0,9% no olho esquerdo, em igual volume. Mediante anestesia geral, foram submetidos a duas paracenteses de ambos os olhos para coleta de 0,2mL de aquoso primário e secundário, respectivamente. As amostras foram submetidas ao Teste de Bradford, cujas concentrações proteicas (média e desvio-padrão) obtidas foram de 15,98mg/dL ± 4,48 e 11,46mg/dL ± 2,72 para os olhos direito e esquerdo, respectivamente, na primeira paracentese, e de 119,8mg/dL ± 6,74 e 120,63mg/dL ± 22,4, para olhos direito e esquerdo, na segunda paracentese. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os valores proteicos dos olhos tratados comparativamente aos seus controles. Quando comparadas as concentrações proteicas entre a primeira e segunda paracentese de olhos direito e esquerdo, observou-se diferença estatisticamente significativa entre esses dois momentos (p<0,001). A eletroforese em gel de poliacrilamida (SDS-PAGE) mostrou diferenças no padrão proteico do humor aquoso decorrente da primeira e da segunda paracentese.PALAVRAS-CHAVES: Flunixina meglumina, humor aquoso, olho, paracentese, proteínas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-20
Como Citar
GALERA, P. D.; LAUS, J. L.; SOARES, A. M. B.; RIBEIRO, C. R.; DE MELO, F. R. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA FLUNIXINA MEGLUMINA, POR VIA SUBCONJUNTIVAL, SOBRE A CONCENTRAÇÃO E PADRÃO PROTEICO DO HUMOR AQUOSO DE CÃES SUBMETIDOS À PARACENTESE DA CÂMARA ANTERIOR. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1310–1316, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.5585. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5585. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).