DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM FOCOS DA DOENÇA DE AUJESZKY

Autores

  • Luís Guilherme de Oliveira Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV / UNESP, Jaboticabal-SP.
  • Maria Emilia Franco Oliveira Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV / UNESP, Jaboticabal-SP.
  • Bruna Alexandrino Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína.
  • Igor Renan Honorato Gatto Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV / UNESP, Jaboticabal-SP.
  • Henrique Meiroz de Souza Almeida Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV / UNESP, Jaboticabal-SP.
  • Samir Issa Samara Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV / UNESP, Jaboticabal-SP.

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab.v16i3.28122

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

A doença de Aujeszky (DA) é conhecida na suinocultura pelo seu grande impacto produtivo e econômico. Este trabalho teve como objetivo a descrição das ações de defesa sanitária animal utilizadas na identificação de focos dessa enfermidade. Foram selecionadas duas situações de foco de DA que ocorreram no Município de Cerqueira César, um caso apresentando somente animais sororreagentes (Foco 1) e outro em que havia animais com sinais clínicos da enfermidade (Foco 2). Estão descritos os métodos de identificação de focos utilizados nas ações de vigilância e o diagnóstico da situação epidemiológica encontrada. As medidas aplicadas na erradicação dos focos nos sistemas de produção de suínos infectados foram as prescritas na legislação de defesa sanitária animal e  todos os focos identificados foram eliminados. Ao final, concluiu-se que as ações de defesa sanitária e a legislação em vigor foram eficazes, demonstrando que os sistemas de notificações das suspeitas da enfermidade são facilitadores das ações de vigilância.

Palavras-chave: focos; Herpesvirus Suíno; legislação sanitária; suinocultura.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Guilherme de Oliveira, Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV / UNESP, Jaboticabal-SP.

Professor Assistente Doutor de Clínica Médica de Suínos

Downloads

Publicado

2015-07-31

Como Citar

DE OLIVEIRA, L. G.; OLIVEIRA, M. E. F.; ALEXANDRINO, B.; GATTO, I. R. H.; ALMEIDA, H. M. de S.; SAMARA, S. I. DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM FOCOS DA DOENÇA DE AUJESZKY. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 437–447, 2015. DOI: 10.1590/cab.v16i3.28122. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/28122. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária