EFEITO DA INTERAÇÃO GENÓTIPO X SISTEMA NUTRICIONAL SOBRE A COMPOSIÇÃO REGIONAL E TECIDUAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.3674Palavras-chave:
Melhoramento animalResumo
Com o objetivo de avaliar os efeitos isolados de genótipo e de sistema nutricional, bem como o da interação genótipo x sistema nutricional sobre aspectos quantitativos e qualitativos da produção de carne ovina, utilizaram-se 60 cordeiros da raça Ideal e 51 da raça Corriedale, nascidos no mês de agosto e setembro, criados em três sistemas diferentes de alimentação (campo natural, pastagem cultivada e confinamento) e abatidos com 122 dias de idade. Os animais foram pesados antes do abate e de suas carcaças obteve-se o peso da carcaça fria, da paleta, da perna, do costilhar e do pescoço e, por cálculo, percentagem de paleta, da perna, do costilhar e do pescoço. A paleta e a perna foram desossadas e destes cortes obtiveram-se o peso de osso, músculo e gordura e, por cálculo, a percentagem desses tecidos. Desenvolveu-se o experimento em um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x2 (sistemas nutricionais e genótipos). Houve interação genótipo-nutrição (P<0,05) para osso da perna e da paleta e para gordura da paleta. Com exceção da percentagem do osso da paleta, para todos os demais parâmetros não houve efeito de genótipo. O sistema nutricional influenciou significativamente (P<0,05) todos os parâmetros.
PALAVRAS-CHAVES: Composição regional, composição tecidual, interação genótipo-sistema nutricional, ovinos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).