POLIMORFISMO GENÉTICO DA ?S1-CASEÍNA EM CABRAS DO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.6146Palavras-chave:
DNA, leite, PCR-RFLPResumo
A população de raças caprinas naturalizadas e Sem Raça Definida (SRD) do Nordeste do Brasil é pouco caracterizada, apesar da importância que se tem dado aos estudos de recursos genéticos em animais domésticos. Com o objetivo de estudar o polimorfismo do gene da αS1-caseína em DNA genômico de cabras Moxotó e SRD provenientes do Semiárido do Nordeste brasileiro, por meio da técnica de PCR-RFLP (Polymerase Chain Reaction-Restriction Fragment Lenght Polymorfism), foram genotipadas 215 cabras pertencentes aos grupos genéticos Moxotó e SRD, provenientes dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Com base na frequência alélica das raças estudadas, não se observou diferença significativa (p> 0,05) entre as populações de cada Estado e entre animais Moxotó e SRD. Diante da maior frequência observada do alelo B (forte) do gene da αS1-caseína nos animais estudados, admite-se a possibilidade de que fenotipicamente esses animais venham a exibir a característica de uma forte produção de proteínas, característica importante para o leite destinado à produção de queijos, favorecendo a caprinocultura da região.PALAVRAS-CHAVES: DNA, leite, PCR-RFLP.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-02
Como Citar
MORAES, E. de F.; SILVA, S. V.; LEAL, C. A. S.; ROCHA, L. L.; FILHO, M. A. G.; WISCHRAL, A. POLIMORFISMO GENÉTICO DA ?S1-CASEÍNA EM CABRAS DO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 695–699, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.6146. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/6146. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).