COMPOSIÇÃO DO LEITE DE CABRAS SAANEN INFECTADAS EXPERIMENTALMENTE COM Staphylococcus aureus E SUBMETIDAS A DOIS PROTOCOLOS DE TRATAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab17334876Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Neste estudo, objetivou-se avaliar a composição química do leite após a infecção e tratamento da mastite induzida por S. Aureus. Foram utilizadas 10 fêmeas caprinas da raça Saanen. Fez-se a infecção experimental em 20 glândulas mamárias, formando-se quatro grupos experimentais, sendo cada um composto por cinco glândulas mamárias. Um grupo foi tratado com antimicrobiano comercial e outro com pomada à base de extrato natural de planta. Os demais grupos foram constituídos controles. Os valores obtidos para gordura, lactose, proteína, sólidos totais e produção leiteira foram analisados ao longo dos momentos experimentais, comparando-os entre si e entre os grupos experimentais. A mastite foi diagnosticada 24 horas pós inoculação, utilizando-se a lactocultura. Os animais não apresentaram alterações nos parâmetros clínicos avaliados. Para os percentuais de gordura, proteína e sólidos totais, observou-se uma elevação ao longo dos momentos experimentais, sem variação entre os grupos experimentais. Tendo em vista a importância da terapia antimicrobiana convencional e a crescente utilização de antimicrobianos naturais, os resultados obtidos mostram igualdade entre as duas opções terapêuticas, principalmente no aspecto de manutenção dos principais componentes do leite.Palavras-chave: cabras; composição do leite; terapia; mastite.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-07-29
Como Citar
PEIXOTO, R. de M.; PEIXOTO ARAÚJO, R. de M.; SILVA PEIXOTO, L. J. e; ROCHA, W. S.; SÁ, M. da C. A. de; COSTA, M. M. da. COMPOSIÇÃO DO LEITE DE CABRAS SAANEN INFECTADAS EXPERIMENTALMENTE COM Staphylococcus aureus E SUBMETIDAS A DOIS PROTOCOLOS DE TRATAMENTO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 449–458, 2016. DOI: 10.1590/cab17334876. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/34876. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).