PERFIL LIPÍDICO DE FÊMEAS CANINAS ESTERILIZADAS E NÃO ESTERILIZADAS ASSOCIADO COM O ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i2.26348Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
A esterilização pode estar associada ao ganho de peso em cães. Para diagnosticar possíveis alterações, como diabetes e hiperlipidemias, análises laboratoriais do metabolismo de carboidratos e lipídios são importantes. O objetivo deste estudo foi verificar a glicemia e o metabolismo lipídico em fêmeas caninas não esterilizadas e esterilizadas e associar estes resultados com o escore de condição corporal. Trinta e duas fêmeas caninas, esterilizadas (n=16) e não esterilizadas (n=16) foram submetidas à coleta sanguínea para análises bioquímicas e foram classificadas conforme escore de condição corporal (ECC). Nove tiveram ECC normal, 10 apresentavam sobrepeso e 13 eram obesas. Pequenas diferenças foram observadas entre os cães esterilizados e não esterilizados. A glicemia de fêmeas não esterilizadas foi mais elevada em todos os escores corporais, bem como o HDL. Triglicérides, LDL e VLDL foram mais baixos em fêmeas não esterilizadas com sobrepeso quando comparado com animais esterilizados na mesma condição corporal, o que não foi observado em outros grupos. Contrariamente ao que acontece em mulheres após a menopausa, a esterilização em fêmeas de cães não parece ter fortes efeitos sobre os parâmetros metabólicos avaliados. Este estudo apresenta resultados únicos, nos quais nem a esterilização nem o peso possuem forte associação com alterações metabólicas.
Palavras-chave: colesterol; esterilização; glicose.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).