CORRELAÇÃO ENTRE ACHADOS HISTOPATOLÓGICOS E CULTURA BACTERIOLÓGICA EM GADO COM PARATUBERCULOSE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i3.1148Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
A paratuberculose (PTB) é uma enterite crônica determinada por Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (Map) que afeta ruminantes. Necropsiaram-se três animais mestiços com PTB clínica, para coleta de amostras de tecidos coletadas, as quais foram processadas para histopatologia e para cultura bacteriológica. Classificaram-se as lesões intestinais em três níveis de severidade (leve, moderada e severa) por exame macroscópico. Procedeu-se ao exame visual, à microscopia e à cultura dos tecidos, comparando-se os resultados entre si. A sensibilidade média da cultura foi de 66,6%. Isolou-se Map a partir de 42,8% das lesões intestinais leves; 55,5% das lesões moderadas e 100% das lesões severas. Os resultados indicam uma correlação significativa entre a variação de severidade das lesões e o isolamento de Map.
ALAVRAS-CHAVES: Bovinos, doença de Johne, Map, paratuberculose, patologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).