ESPÉCIES DO GÊNERO Eimeria SCHNEIDER, 1875 (Apicomplexa: Eimeriidae) EM PEQUENOS RUMINANTES NA MESORREGIÃO OESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.825Palavras-chave:
sanidade animalResumo
O estudo teve como objetivo identificar as espécies do gênero Eimeria presentes em caprinos e ovinos na região oeste do Estado do Rio Grande do Norte. Foram examinadas 566 amostras fecais no período de agosto/2005 a abril/2006, de pequenos ruminantes, de ambos os sexos e provenientes de criações da região. Encontraram-se oocistos de Eimeria em 68,42 dos criatórios com 20,67% dos animais infectados. O parasitismo é relativamente comum entre os caprinos (17,92%) e ovinos (25,35%) criados em regime extensivo. As espécies encontradas em caprinos foram: E. ninakohlyakimovae (25,72%), E. arloingi (21,96%), E apsheronica (16,18%), E. christenseni (12,13%), E. alijevi (11,84%), E. jolchijevi (5,49%), E. caprina (4,04%), E. hirci (2,31%) e E. caprovina (0,28%). As espécies observadas neste estudo em ovinos têm o seu primeiro registro para o Rio Grande do Norte: E. ovina (34,64%), E. ovinoidallis (20,26%), E. parva (16,99%), E. faurei (13,72%), E granulosa (7,84%), E. ahsata (4,57%), E. crandallis (0,65%) e E. caprovina (1,3%).
PALAVRAS-CHAVES: Caprino, Eimeriidae, oocistos esporulados, ovino, Região Nordeste.
KEYWORDS: Eimeriidae, goat, Northeastern Region, sheep, sporulated oocysts.
PALAVRAS-CHAVES: Caprino, Eimeriidae, oocistos esporulados, ovino, Região Nordeste.
PALAVRAS CHAVES: Eimeria spp, oocistos esporulados, caprino, ovino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).