QUALIDADE DE OVOS E DESEMPENHO PRODUTIVO DE POEDEIRAS EM SEGUNDO CICLO DE POSTURA ALIMENTADAS COM MICROMINERAIS QUELATADOS A AMINOÁCIDOS
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab17420822Palavras-chave:
Produção Animal, AvesResumo
Objetivou-se com esta pesquisa avaliar o desempenho produtivo e a qualidade de ovos de poedeiras em segundo ciclo de postura alimentadas com microminerais de fonte orgânica. O tratamento controle foi composto por dieta basal e microminerais inorgânicos e os demais tratamentos consistiram da inclusão dos microminerais cobre, ferro, manganês e zinco orgânicos, em substituição total à fonte inorgânica, em níveis de 100%, 90%, 80% e 70%. Análises físicas e bromatológicas foram realizadas para avaliar a qualidade dos ovos. O peso médio dos ovos diminuiu nas dietas teste; no entanto, a massa de ovos bem como as demais variáveis de desempenho avaliadas não sofreram influencia dos tratamentos. O percentual de proteína do ovo diminuiu; entretanto, a matéria mineral do conteúdo interno e casca aumentaram com o uso de minerais orgânicos, assim como houve melhora nos parâmetros de qualidade da casca. A suplementação de microminerais de fonte orgânica a dieta das poedeiras não comprometeu a qualidade interna dos ovos. A total substituição da fonte inorgânica por níveis de minerais orgânicos nas dietas das aves proporcionou manutenção no desempenho zootécnico e melhorias na qualidade de casca.
Palavras-chave: minerais quelatados; produção de ovos; qualidade de casca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).