ANATOMOPATOLOGIA DA PARATUBERCULOSE EM BOVINOS LEITEIRO DE RESENDE- R.J
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i2.5490Palavras-chave:
Anatomia Patológica AnimalResumo
A Paratuberculose, uma doença causada pelo Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (Map), é caracterizada por uma enterite crônica granulomatosa. Visamos registrar a anatomopatologia de três casos de paratuberculose em bovinos leiteiros autóctones oriundos de Resende-RJ. Esses animais apresentavam sinais clínicos de paratuberculose e, após teste de ELISA positivo, foram eutanasiados e necropsiados. Amostras de intestino, linfonodos mesentéricos e válvula ileocecal foram colhidas, fixadas em formol neutro tamponado a 10%, processadas e coradas pelo HE (hematoxilina-eosina) e ZN (Ziehl-Neelsen). Alterações macroscópicas, como espessamento da parede do intestino delgado, mucosas congestas e corrugadas, foram observadas. A linfadenomegalia e linfangectasia também foram evidentes, assim como a congestão e edemaciação das válvulas ileocecais. Os principais achados histopatológicos foram enterite, linfangite e linfadenite granulomatosas. As lesões intestinais se resumiam à mucosa e submucosa, principalmente do jejuno e do íleo e caracterizavam-se por infiltrado inflamatório de linfócitos, eosinófilos e macrófagos epitelióides. A coloração de ZN demonstrou bacilos álcool ácido resistentes (BAAR) nos macrófagos, no ápice das vilosidades e lâmina própria e, ainda, no parênquima dos linfonodos mesentéricos. A anatomopatologia foi característica e considerada uma valiosa ferramenta no diagnóstico da paratuberculose.
PALAVRAS-CHAVE: anatomopatológico; bovino; Map; paratuberculose
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).