DESEMPENHO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE FRANGOS ALIMENTADOS COM DIFERENTES FONTES DE SÓDIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.1421Palavras-chave:
Produção de AvesResumo
Para avaliar os efeitos de diferentes fontes de sódio sobre desempenho e rendimento de carcaça, utilizaram-se 414 fêmeas de corte Ross, de um a 42 dias de idade. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com seis repetições e três tratamentos, que consistiam de: T1 – cloreto de sódio; T2 – bicarbonato de sódio com cloreto de amônia; e T3 – formiato de sódio com cloreto de amônia. As variáveis analisadas foram: consumo de ração (CR), ganho de peso (GP), conversão alimentar (CA), viabilidade (VB) e índice de eficiência produtiva (IEP), peso corporal pré-abate (PCPa), rendimento de carcaça (RC), peso da coxa (PCx) e peso de sobrecoxa (PSCx). As aves do T1 e T2 consumiram mais ração (p<0,05), nos períodos de 1 a 21, 1 a 28 e 1 a 35 dias de idade, quando comparadas às do T3. As demais variáveis de desempenho, bem como as de rendimento de carcaça não apresentaram diferença significativa entre os tratamentos. Conclui-se que é possível substituir a fonte clássica de sódio por bicarbonato de sódio e formiato de sódio, fornecidos em conjunto com cloreto de amônia sem prejudicar o desempenho e a qualidade de carcaça de frangos de corte.
PALAVRAS-CHAVES: Consumo, HCOONa, NaCl-, NaHCO3-, NH4Cl-.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).