UTILIZAÇÃO DE NEEM (Azadirachta indica) EM SUBSTITUIÇÃO AO ANTIMICROBIANO EM RAÇÕES DE FRANGOS DE CORTE

Autores

Resumo

Realizou-se um experimento objetivando avaliar a utilização de Neem como antimicrobiano em rações de frangos de corte. Foram utilizados 240 pintos de corte, Cobb, com 1 dia de idade, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, 4 tratamentos, 6 repetições, 10 aves por unidade experimental, o período experimental foi de 21 dias. Os tratamentos consistiram: dieta basal sem inclusão de antimicrobiano; dieta com 0,05% de tilosina; dieta com 0,05% e 0,1% de Neem. Avaliou-se: o desempenho zootécnico, a digestibilidade da ração, contagem intestinal de Salmonella sp. e Escherichia coli, e o desenvolvimento dos órgãos linfoides. Dados de desempenho e metabolização dos nutrientes da ração foram submetidos à ANOVA, médias comparadas pelo teste Tukey, adotou-se ?=0,05. Dados de contagem de E. coli foram analisados pelo teste de Kruskal-Wallis. O Neem não influenciou as variáveis de desempenho. O coeficiente de metabolizabilidade da matéria seca e extrato etéreo da ração foi melhor com utilização de tilosina (P<0,05). Não se observou crescimento de Salmonella durante o período experimental. A utilização de Neem não reduziu a população de E. coli, e não influenciou no peso dos órgãos linfoides. A utilização do Neem não afetou o desempenho, digestibilidade e microbiota intestinal das aves até 21 dias.
Palavras-chave: aditivo, aditivos fitogênicos, nutrição de aves, saúde intestinal

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Gimenez Mascarenhas

Professora Associada, Escola de Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal de Goiás

Helder Freitas de Oliveira, Doutorando em Zootecnia, Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas (2014), especialização em Criação de Aves pelo Centro de Produções Técnicas da Universidade Online de Viçosa (2015), mestrado em Zootecnia pelo Departamento de Produção Animal da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (2016). Atua como pesquisador no grupo de pesquisa Sistemas de Produção Animal no Semi-Árido da Universidade Estadual de Alagoas e no Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Produção de Monogástricos da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação alternativa, codornas japonesas, frangos de corte e sistema caipira de criação de aves.

Publicado

2019-04-26

Como Citar

ASSUNÇÃO, P. da S.; MELLO, H. H. de C.; MASCARENHAS, A. G.; ANDRADE, M. A.; TEIXEIRA, K. A.; OLIVEIRA, H. F. de; CARVALHO, D. P. UTILIZAÇÃO DE NEEM (Azadirachta indica) EM SUBSTITUIÇÃO AO ANTIMICROBIANO EM RAÇÕES DE FRANGOS DE CORTE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 20, p. 1–9, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/52588. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA