Produção de massa seca, número de perfílios e área foliar do capim mombaça cultivado em diferentes níveis de nitrogênio e fósforo

Autores

  • Verner Eichler Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Eliane Stacciarine Seraphin
  • Tomás de Aquino Portes
  • Beneval Rosa Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Liviânia Alves de Araújo
  • Gil Santos

Palavras-chave:

Forragicultura

Resumo

No presente trabalho avaliaram-se diferentes combinações de doses de nitrogênio e de fósforo na produção de massa seca foliar, número de perfilhos e expansão da área foliar de Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça. Para tanto, desenvolveu-se um experimento em casa de vegetação na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás. Fez-se uso, como substrato de crescimento, de 7,0 dm3 de terra, acondicionado em vaso plástico de 9,0 dm3 proveniente de um Latossolo Vermelho-escuro distrófico coletado na Fazenda Samambaia no município de Goiânia, GO. Os tratamentos se constituíram da aplicação de quatro doses de nitrogênio na forma de uréia (0, 100, 200 e 400 mg/dm3 de N) e quatro doses de fósforo na forma de superfosfato triplo (0, 250, 500 e 750 mg/dm3 de P) em quatro repetições. Parcelaram-se as doses de nitrogênio em três aplicações com intervalos de dez dias para cada corte de avaliação. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com os tratamentos arranjados em um fatorial completo 24 , sendo os fatores as doses de nitrogênio e fósforo. Aos 60 dias após a emergência, efetuou-se um corte de uniformização a 20 cm de altura do solo. Para fins de avaliações, realizaram-se mais três cortes (20 cm de altura) a cada trinta dias. Concluiu-se que doses de nitrogênio entre 300 e 400 mg/dm3 de N combinadas com doses de fósforo entre 250 e 500 mg/dm3 de P são as mais indicadas para trabalhos em casa de vegetação com o capim-Mombaça.

PALAVRAS-CHAVES: Área foliar, capim-Mombaça, massa seca foliar, perfilhos, planta C4.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

EICHLER, V.; SERAPHIN, E. S.; PORTES, T. de A.; ROSA, B.; ARAÚJO, L. A. de; SANTOS, G. Produção de massa seca, número de perfílios e área foliar do capim mombaça cultivado em diferentes níveis de nitrogênio e fósforo. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 3, p. 617–626, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1106. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal