ADUBAÇÃO NITROGENADA E POTÁSSICA NA CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES DO CAPIM-XARAÉS

Autores

  • Kátia Aparecida de Pinho Costa FESURV
  • Itamar Pereira de Oliveira Embrapa Arroz e Feijão
  • Valdemar Faquin Universidade Federal de Lavras
  • Felipe Campos Figueiredo Universidade Federal de Lavras
  • Carlos Ribeiro Rodrigues Universidade Federal de Uberländia
  • Priscila Pereira Nascimento Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.1587

Palavras-chave:

Forragicultura

Resumo

Desenvolveu-se o experimento em casa de vegetação na Embrapa Arroz e Feijão, com o objetivo de se avaliar o efeito da adubação nitrogenada e potássica na concentração de nutrientes do capim-xaraés. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 4 x 4 (quatro doses de nitrogênio: 0; 25, 50 e 100 mg dm-3 e quatro doses de potássio: 0; 25, 50 e 100 mg dm-3) com três repetições. Empregou-se, como fonte de nitrogênio, a uréia e de potássio, o cloreto de potássio. Efetuaram-se três cortes, com intervalos de trinta dias. Cada dose da adubação nitrogenada e potássica foi parcelada em três aplicações. Cortou-se a forrageira a uma altura de 5 cm do solo. A interação entre doses de nitrogênio e potássio promoveu aumentos significativos nas concentrações foliares de nitrogênio e fósforo. A adubação nitrogenada aumentou a concentração de potássio, cobre e ferro, enquanto a adubação potássica aumentou a concentração de potássio, mesmo com altos teores de potássio no solo. Contudo, por se tratar de um cultivar novo, sugerem-se estudos dessas variáveis, em condições de campo, de modo a se obter mais informações na absorção de nutrientes para esse cultivar, para que as estratégias de manejo sejam mais eficientes.

PALAVRAS-CHAVES: Brachiaria brizantha cv. xaraés, cloreto de potássio, macronutrientes, micronutrientes e uréia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Aparecida de Pinho Costa, FESURV

Zootecnista, Doutoranda em Ciência do Solo, Bolsista CNPq, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciência do Solo. Área: Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas, Forragicultura e pastagens

Itamar Pereira de Oliveira, Embrapa Arroz e Feijão

Pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão. Área: Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas, Forragicultura e pastagens

Valdemar Faquin, Universidade Federal de Lavras

Prof. Titular, UFLA/Departamento de Ciência do Solo, Bolsista CNPq. Área: Nutrição de Plantas, Fertilidade do Solo, Forragicultura e pastagens

Felipe Campos Figueiredo, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Ciência do Solo, Bolsista CNPq, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciência do Solo. Área: Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.

Carlos Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal de Uberländia

Pós-Doutorando da Universidade Federal de Uberländia. Área: Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas, Forragicultura e pastagens.

Priscila Pereira Nascimento, Universidade Federal de Lavras

Zootecnista, Universidade Federal de Lavras. Área: Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas, Forragicultura e pastagens

Downloads

Publicado

2008-04-03

Como Citar

DE PINHO COSTA, K. A.; DE OLIVEIRA, I. P.; FAQUIN, V.; FIGUEIREDO, F. C.; RODRIGUES, C. R.; NASCIMENTO, P. P. ADUBAÇÃO NITROGENADA E POTÁSSICA NA CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES DO CAPIM-XARAÉS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 86–92, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i1.1587. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1587. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal