Adubação nitrogenada e potássica na concentração de nutrientes do Capim-Xaraés
Palavras-chave:
ForragiculturaResumo
Desenvolveu-se o experimento em casa de vegetação na Embrapa Arroz e Feijão, com o objetivo de se avaliar o efeito da adubação nitrogenada e potássica na concentração de nutrientes do capim-xaraés. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 4 x 4 (quatro doses de nitrogênio: 0; 25, 50 e 100 mg dm-3 e quatro doses de potássio: 0; 25, 50 e 100 mg dm-3) com três repetições. Empregou-se, como fonte de nitrogênio, a uréia e de potássio, o cloreto de potássio. Efetuaram-se três cortes, com intervalos de trinta dias. Cada dose da adubação nitrogenada e potássica foi parcelada em três aplicações. Cortou-se a forrageira a uma altura de 5 cm do solo. A interação entre doses de nitrogênio e potássio promoveu aumentos significativos nas concentrações foliares de nitrogênio e fósforo. A adubação nitrogenada aumentou a concentração de potássio, cobre e ferro, enquanto a adubação potássica aumentou a concentração de potássio, mesmo com altos teores de potássio no solo. Contudo, por se tratar de um cultivar novo, sugerem-se estudos dessas variáveis, em condições de campo, de modo a se obter mais informações na absorção de nutrientes para esse cultivar, para que as estratégias de manejo sejam mais eficientes.PALAVRAS-CHAVES: Brachiaria brizantha cv. xaraés, cloreto de potássio, macronutrientes, micronutrientes e uréia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-03
Como Citar
COSTA, K. A. de P.; OLIVEIRA, I. P. de; FAQUIN, V.; FIGUEIREDO, F. C.; RODRIGUES, C. R.; NASCIMENTO, P. P. Adubação nitrogenada e potássica na concentração de nutrientes do Capim-Xaraés. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 86–92, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1587. Acesso em: 13 jul. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Copyright (c) 2008 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).