Desfolhação de perfilhos em pasto de capim-braquiária sob lotação contínua

Autores

  • Manoel Eduardo R. Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
  • Dilermando Miranda da Fonseca Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil
  • Virgilio Mesquita Gomes Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil
  • Marina R. Sant’Anna e Castro Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil
  • Victor Valério de Carvalho Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v12i2.7541

Palavras-chave:

Brachiaria decumbens, composição morfológica, número de perfilho, pastejo, variabilidade espacial da vegetação

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido para avaliar o número de perfilhos com níveis de desfolhação variáveis e suas características no pasto de Brachiaria decumbens cv. Basilisk. Os tratamentos foram locais do pasto (subpastejado, com pastejo adequado e sobrepastejado) e categorias de perfilhos (sem desfolhação, com desfolhação e sem o meristema apical). O delineamento foi em blocos ao acaso com três repetições. O pasto de B. decumbens foi manejado sob lotação contínua com bovinos, mantendo-se a altura média do pasto em 25 cm. O número de perfilhos com desfolhação foi maior (1.333 perfilhos/m²) no local sobrepastejado em comparação aos locais com pastejo adequado e subpastejado. Padrão de resposta inverso foi observado para os perfilhos sem desfolhação. Já o número de perfilhos sem o meristema apical foi maior no local com pastejo adequado (395 perfilhos/m²). O perfilho sem desfolhação apresentou menor comprimento do pseudocolmo (10,3 cm) e menor número de folha morta (0,22) quando comparado às demais categorias. O comprimento da lâmina foliar não diferiu entre as categorias de perfilhos avaliadas. O número de folhas pastejada foi menor no perfilho sem o meristema apical em relação aos perfilhos com e sem desfolhação. Observou-se menor área foliar nos perfilhos que tiveram o meristema apical removido. O perfilho sem o meristema apical apresentou menor percentual de lâmina foliar viva (LFV), maiores percentuais de colmo vivo (CV) e lâmina foliar morta, bem como inferior relação LFV/CV e peso em relação aos perfilhos sem e com desfolhação. Estes últimos não diferiram entre si quanto à composição morfológica. Existe variabilidade espacial da vegetação e diversidade de perfilhos com níveis variáveis de desfolhação em pasto de B. decumbens cv. Basilisk sob lotação contínua.

PALAVRAS-CHAVES: Brachiaria decumbens; composição morfológica; número de perfilho; pastejo; variabilidade espacial da vegetação.

Downloads

Biografia do Autor

Dilermando Miranda da Fonseca, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil

 

 

Virgilio Mesquita Gomes, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil

 

 

Marina R. Sant’Anna e Castro, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil

 

 

Victor Valério de Carvalho, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil

 

 

Downloads

Publicado

2011-06-24

Como Citar

SANTOS, M. E. R.; FONSECA, D. M. da; GOMES, V. M.; CASTRO, M. R. S. e; CARVALHO, V. V. de. Desfolhação de perfilhos em pasto de capim-braquiária sob lotação contínua. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 241–249, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i2.7541. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/7541. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal