CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DE PERFILHOS VEGETATIVOS E REPRODUTIVOS EM PASTOS DIFERIDOS DE CAPIM-BRAQUIÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.4957Palavras-chave:
Brachiaria decumbens, composição morfológica, número de folhas, número de perfilho, peso de perfilhoResumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de comparar as características estruturais de perfilhos vegetativos e reprodutivos em pastos de Brachiaria decumbens cv. Basilisk diferidos por 73, 95 e 116 dias. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três repetições, no esquema de parcelas subdivididas. O período de diferimento não influenciou (P>0,10) o número de perfilhos vegetativos (PV) e incrementou (P<0,10) o número de perfilhos reprodutivos (PR) (de 16 para 117 perfilhos/m2). Em pastos diferidos por até 95 dias, PR foi mais pesado (P<0,05) do que PV. Contrariamente ao PV, a relação entre número e peso de PR foi positiva (P<0,10). Verificou-se incremento linear (P<0,01 e P<0,10) do comprimento do pseudocolmo dos perfilhos em função do período de diferimento da pastagem. O número de folhas vivas (NFV) por perfilho não foi incrementado (P>0,10) pelo período de diferimento. Os PR possuíram (P<0,05) maior comprimento do pseudocolmo, maior NFM e menor NFV do que o PV. Os PR possuíram maiores (P<0,05) percentuais de colmo e folha morta, bem como menor percentual de folha viva (P<0,05) do que os PV. O PV possui melhor composição morfológica do que o PR. O período de diferimento altera as características estruturais e piora a composição morfológica dos perfilhos em pastos diferidos de Brachiaria decumbens cv. Basilisk.PALAVRAS-CHAVES: Brachiaria decumbens, composição morfológica, número de folhas, número de perfilho, peso de perfilho.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-01
Como Citar
SANTOS, M. E. R.; DA FONSECA, D. M.; BALBINO, E. M.; DA SILVA, S. P.; MONNERAT, J. P. I. dos S.; GOMES, V. CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DE PERFILHOS VEGETATIVOS E REPRODUTIVOS EM PASTOS DIFERIDOS DE CAPIM-BRAQUIÁRIA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 492–502, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.4957. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4957. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).