ESTABILIDADE AERÓBIA DE CANA-DE-AÇÚCAR IN NATURA HIDROLISADA COM CAL VIRGEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i2.8525Palavras-chave:
alcalinização, óxido de cálcio, pH, temperaturaResumo
Objetivou-se com esta pesquisa avaliar o efeito da inclusão de cal virgem sobre a estabilidade aeróbia da cana-de-açúcar in natura. O trabalho foi conduzido na Faculdade de Zootecnia da UNIFENAS, sob delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 5, avaliando-se quatro doses de cal (0,0; 0,5; 1,0 e 2,0 % em relação à matéria natural) e cinco tempos de exposição aeróbia (0, 12, 24, 48 e 72 horas após o momento da hidrólise), com quatro repetições. A inclusão do aditivo na cana-de-açúcar in natura provocou aumento no teor de matéria seca e nos valores de pH. Porém, os valores de pH diminuíram com o decorrer do tempo, em função da ação de microrganismos. Em relação à temperatura, esta aumentou quando se adicionou 1,0% de cal à cana-de-açúcar; no entanto, o menor valor referente ao acúmulo da temperatura durante as aferições foi obtido com a utilização de 2,0% de cal, e da mesma forma, a menor taxa de aquecimento foi obtida para este mesmo tratamento. De certa forma, a utilização de 2,0% de cal virgem aumentou a estabilidade aeróbia da cana-de-açúcar, porém, todos os tratamentos apresentaram instabilidade aeróbia poucas horas após o momento da mistura entre cal e cana-de-açúcar.
PALAVRAS-CHAVE: alcalinização; óxido de cálcio; pH; temperatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).