Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-05-16. Leia a versão mais recente.

Perfil dos Registros de Marcas de Prestadores de Serviços de Auditoria no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rci.v4.81554

Palavras-chave:

negócios, marcas, serviços de auditoria, propriedade intelectual

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o perfil dos pedidos de registro de marcas realizados por prestadores de serviços de auditoria no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com o intuito de compreender a importância desse ativo intangível na consolidação da reputação profissional no mercado. Adotou-se uma abordagem quantitativa de caráter exploratório, com base na análise de dados estruturados extraídos do banco de marcas do INPI. Foram coletados dados relativos ao período de 2011 a 2021 sobre pedidos de registro de marcas realizados por pessoas físicas e jurídicas ligadas à atividade de auditoria. Os dados foram processados e analisados por meio de estatística descritiva. As variáveis analisadas incluíram a Classe de Nice, tipo de marca (nominativa, figurativa, mista), data de depósito e status do pedido. Os resultados revelaram um predomínio de pessoas jurídicas como solicitantes (80%), com concentração na Classe 35 (serviços de administração). As marcas mistas, que combinam elementos nominativos e figurativos, representaram a maior parte da amostra (138 solicitações). Este estudo ressalta a importância do registro de marcas para diferenciar e proteger a identidade corporativa dos auditores. A complexidade do processo de registro e a constante evolução da legislação exigem que os profissionais da área de auditoria se mantenham atualizados sobre os requisitos legais e as melhores práticas, a fim de assegurar a eficácia na proteção de suas marcas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonôra Virginia de Jesus Dias, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil, leonoradias13@gmail.com

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe (2021). MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2023). Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (2024). Pós-Graduanda em Licitações Públicas e Contratos Administrativo pelo Gran Cursos (2024). Tem experiência na área de Finanças e Controladoria.

José Wendel dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil, eng.wendel@live.com

Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual e Bacharel em Engenharia de Produção pela UFS. Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Atuou em projetos de pesquisa vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFS. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE). Integrou o Grupo de Pesquisa em Engenharia de Produção (GPEP/UFS). Possui publicações nacionais e internacionais. Atua como revisor de periódicos e eventos científicos. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em biomecânica ocupacional, saúde e segurança do trabalho. Atualmente, concentra suas ações de pesquisa em Propriedade Intelectual, com foco na mineração de dados patentários e modelagem de tendências tecnológicas em mercados emergentes.

Vinícius Medeiros Magnani, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, eng.wendel@live.com

Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) - Departamento de Contabilidade. Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Gradução em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da FEA-RP/USP, na linha de pesquisa de Contabilidade Financeira e Finanças. Graduado do curso de Economia Empresarial e Controladoria da FEA-RP/USP, com Habilitação em Economia - Ênfase em Negócios Internacionais e em Contabilidade - Ênfase em Finanças. Atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em Finanças (GPFin) da FEA-RP/USP. Pesquisa e publica nas áreas de Finanças Corporativas, Mercado Financeiro e Contabilidade. Revisor de trabalhos em revistas e congressos nacionais e internacionais. Foi professor de pós graduação em instituições como: Fundace, Fipecafi, Unifafibe, Unifeb e Faculdade Anhanguera. Foi professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Moura Lacerda e foi professor das Escolas de Relações Internacionais e Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Já atuou como Cientista de Dados na Fundação Getúlio Vargas (FGV), atuou no setor de controladoria e financeiro em empresas do ramo de facilities e de serviços hospitalares. Além disso, já atuou em consultorias da área financeira, planejamento estratégico e business intelligence.

Downloads

Publicado

2025-05-16

Versões

Como Citar

DIAS, Leonôra Virginia de Jesus; SANTOS, José Wendel dos; MAGNANI, Vinícius Medeiros. Perfil dos Registros de Marcas de Prestadores de Serviços de Auditoria no Brasil. Revista Contabilidade & Inovação, Goiânia, v. 4, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/rci.v4.81554. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rci/article/view/81554. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Gestão da Inovação para o desenvolvimento