Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-10-01. Leia a versão mais recente.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUALIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Virgínia Maria de Morais Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, virginia.morais@edu.pucrs.br https://orcid.org/0000-0002-4636-2491
  • Marília Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, marilia.morosini@pucrs.br https://orcid.org/0000-0002-3445-1040
  • Vera Lucia Felicetti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil/Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, Santa Catarina, Brasil, verafelicetti@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-6156-7121

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83144

Palavras-chave:

Educação Superior. Escrita Acadêmica. Formação Docente. Letramentos Acadêmicos.

Resumo

Esta pesquisa, de revisão de literatura, investigou práticas de escrita na Educação Superior que contribuem para o letramento acadêmico. Para tanto, realizou-se um Estado do Conhecimento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT), analisando três trabalhos sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise revelou a importância da compreensão e apropriação dos gêneros acadêmicos como forma de engajamento nas práticas textuais universitárias. Conclui-se que os letramentos acadêmicos, quando incorporados à formação inicial de professores, qualificam a produção textual e fortalecem a aprendizagem na Educação Superior.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Maria de Morais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, virginia.morais@edu.pucrs.br

Doutoranda e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Linha de Pesquisa: Formação, Políticas e Práticas em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq Universitas RIES e do CEES - Centro de Estudos em Educação Superior.

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, marilia.morosini@pucrs.br

Professora Titular PUCRS. Pesquisadora 1A CNPq. Pós-doutora Universidade do Texas, at Austin. Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior - CEES/ PPGEdu/PUCRS.

 

Vera Lucia Felicetti , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil/Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, Santa Catarina, Brasil, verafelicetti@gmail.com

Pós-doutorado na University of Maryland - College Park - EU com bolsa CNPq (2015). Doutorado em Educação na PUC/RS com estágio doutoral na Universidade do Texas em Austin - EU com bolsa CAPES (2011). Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação - CTAA do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior desde 2020. Coordenadora do subcolegiado de Educação na CTAA desde 2023. Líder do GERES – Grupo de Estudos Relacionados aos Estudantes. Pesquisadora do CNPq 1D

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999

BERNARDO, G. Educação pelo argumento. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

BRAGA, M. F. Práticas de escrita em um curso de pedagogia: um estudo sob a perspectiva dos letramentos acadêmicos. 2021. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Brasília, [2023]. Base de dados que contém as teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 24 abr. 2023.

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: Educ, 2007 [1999].

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado das Letras, 2006

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Raquel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003

CARLINO, P. (2006). La escritura en la investigación. Documento de trabajo, Universidad de San Andrés. Dirección estable: https://www.aacademica.org/paula.carlino/66

CARLINO, Paula. Escribir, leer y aprender en la universidad: una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.

CARVALHO, G. T., CASTANHEIRA, M. L., MACHADO, M. Z. V. Letramentos Acadêmicos como práticas sociais. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 341f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2007.

FISCHER, A. Letramento Acadêmico: uma perspectiva portuguesa. Revista Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v.30, n.2, p. 177- 187, jul./dez., 2008.

KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

LACERDA, L. F, A articulação da leitura e da escrita de textos acadêmicos para a elaboração do TCC: análise de uma turma de Pós Proeja na EaD. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal do Espírito Santo.

LEA, M. R; STREET, B. O modelo dos letramentos acadêmicos: teorias e aplicações. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. In: Revista da USP. V.16, n 2, p.477-493, juldez.2014. Disponível em :. Acesso em março de 2024

LUQUES, S. U. Produção de texto acadêmico em Língua Portuguesa: ensino que combina ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. 2016. Tese (Filologia e Língua Portuguesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. DOI 10.11606/T.8.2016.tde-03102016-133848

MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual dis¬cursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.10, p.363-386, 2010.

MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021. 172 p..

SOUZA, S. F. T. de; CARVALHO, J. J. de. O internetês nos livros didáticos. Hipertextus Revista Digital (www.hipertextus.net), v.12, Julho, 2014.

STREET, B. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2JOvQio. Acesso em março de 2024

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006.

Downloads

Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-01

Versões

Como Citar

MARIA DE MORAIS, Virgínia; COSTA MOROSINI, Marília; FELICETTI , Vera Lucia. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUALIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 890–906, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83144. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83144. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.