MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE ESPANHOL RELACIONADO À MIGRAÇÃO E XENOFOBIA: PROCESSO DE CRIAÇÃO E ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83101

Palavras-chave:

Material Didático. Formação Docente. Migração. Xenofobia. Educação Linguística.

Resumo

Dentro das variadas ferramentas que os/as docentes na educação linguística no ensino de línguas estrangeiras têm, encontramos os materiais didáticos como elementos de grande valor tanto para o exercício desse labor como para os/as estudantes que encontrarão neles aprendizados de valor para sua formação e compreensão do mundo. Nesse artigo será analisado um material didático criado dentro do curso de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE) da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) junto ao programa de Residência Pedagógica (CAPES), à luz de abordagens discursivas e da educação linguística no ensino de espanhol. Serão feitas reflexões sobre a trajetória como estudante e pesquisador estrangeiro no Brasil; e como docente em formação, aportando um olhar desde a autobiografia e a própria experiência.

 

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Biografia do Autor

Julian David Gonzalez Moreno, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, jul.gonzalez1009@gmail.com

Estudante de Universidade Federal da Integração Latino-americana, UNILA no curso Mestrado de Literatura Comparada. Formado no curso Letras, Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras na mesma universidade. O campo de atuação é educação, ensino linguístico, discurso de ódio, identidade, xenofobia e extrangeiro. Foi bolsista da CNPq no período de 2018-2019, com o tema de "Nociones de Xenofobia en la Triple Frontera". Também foi bolsista da Fundação Araucária com o mesmo tema (2019-2020). Participou de Mobilidade Acadêmica na República Tcheca na Universitá Hradec Králové no primeiro semestre de 2023. Também é artista visual especializado em tinta nankin e caneta, tendo realizado mais de 40 obras dentro das quais há hachuras e desenhos relacionados ao território, cotidianidade, retrato, autorretrato e introspecção

Valdiney Da Costa Lobo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, valdiney.lobo@unila.edu.br

Doutor pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA-UFRJ). Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em língua espanhola e literaturas hispânicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em Letras Português/Espanhol. Foi professor efetivo de língua espanhola do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI - UFF, supervisor de estágio do curso de Letras da UFF (Português/Espanhol) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atuou como professor de espanhol da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor permanente do Mestrado em Educação (PPGEDU-UNILA) e da área de Letras e Linguística da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), atuando na educação linguística de espanhol e português como línguas adicionais. Atua como coordenador do subprojeto de espanhol do PIBID/UNILA, foi coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica na UNILA e coordenador do estágio em Letras (Português/Espanhol). Membro do Grupo de Pesquisa Política, Linguagem e Cidadania (UNILA), atuando na linha Educação Intercultural e Letramentos. Pesquisa sobre ensino/aprendizagem de línguas adicionais, português para falantes de outras línguas, linguística aplicada interdisciplinar, multiletramentos, letramento crítico, produção, uso e análise de material didático, educação intercultural crítica, decolonialidade, relações étnico-raciais e xenofobia.

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-31

Versões

Como Citar

GONZALEZ MORENO, Julian David; DA COSTA LOBO, Valdiney. MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE ESPANHOL RELACIONADO À MIGRAÇÃO E XENOFOBIA: PROCESSO DE CRIAÇÃO E ANÁLISE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 588–605, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83101. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83101. Acesso em: 5 dez. 2025.

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