A TRAJETÓRIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL

Autores

  • Ana Pereira Negry Muta

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v29i1.1330

Resumo

A Escola Família Agrícola de Porto Nacional existe no município desde 1994 e sua clientela é constituída basicamente por filhos de pequenos agricultores e assentados, agentes que há tempo estão envolvidos na luta pela terra. A implantação da EFA na região aconteceu de forma diferente daquela que normalmente acontece em todo o país, ou seja, a escola surgiu desvinculada da Igreja e impulsionada por uma organização não-governamental tendo, ainda, como característica diferencial a utilização do método Paulo Freire (pedagogia da libertação) associado à pedagogia da alternância. Os proponentes da EFA buscam oferecer na região uma educação rural diferente, voltada para a realidade do campo, comprometida com o trabalho e as lutas cotidianas dos camponeses, uma educação libertadora, por isso, a opção por uma escola desvinculada da Igreja, instituição reconhecidamente comprometida com o Estado, com a burguesia e seus interesses.

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Publicado

2007-08-13

Como Citar

NEGRY MUTA, A. P. A TRAJETÓRIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 25–41, 2007. DOI: 10.5216/ia.v29i1.1330. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1330. Acesso em: 26 maio. 2024.