MEMÓRIA E HISTÓRIA DA ESCOLA ANGELINA BEBIANO E DA VILA CORCOVADO EM BREVES, MARAJÓ, PARÁ: A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA APOSENTADA E DE UM EX-ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82026Palavras-chave:
Escola Básica; História da Educação; Imagens; Memória Coletiva.Resumo
Este artigo visa analisar a relação entre fotografias e memória coletiva, com ênfase nas imagens contrastantes da Escola Angelina Bebiano e da Vila Corcovado como fontes de pesquisa, buscando compreender como essas representações visuais podem contribuir para a valorização e preservação das experiências educativas e culturais dessas comunidades. O método combina levantamento bibliográfico e entrevistas com uma professora aposentada e um ex-aluno. Os resultados apontam que as fotografias exercem um papel fundamental nesse contexto, atuando como documentos históricos que preservam momentos que poderiam ser facilmente esquecidos. Essas imagens constituem registros visuais da herança cultural e educativa local, evidenciando transformações sociais, históricas e a importância da fotografia como ferramenta de preservação da memória coletiva.
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- 2025-10-31 (2)
- 2025-09-08 (1)
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