REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v26i2.1598Resumo
A construção de conceitos dá-se em função das características assimilativas das estruturas mentais que o indivíduo constrói no decorrer da vida. Estruturas capazes de assimilar conceitos unicamente através de sua expressão verbal somente se constroem, segundo Piaget, no estágio das operações formais, que começaria, aproximadamente, aos 11 anos de idade. No entanto, a escola tenta transmiti-los já nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como meio privilegiado de sua transmissão a linguagem, o que faz com que os signos sejam assimilados, de forma concreta, no lugar do concreto a que se referem, conforme ficou evidenciado, entre escolares de 1o grau do município de Goiânia, em estudo realizado sobre a aprendizagem dos conceitos relativos ao sistema decimal de numeração.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.