REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA

Autores/as

  • Marcos Corrêa Corrêa Loureiro Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v26i2.1598

Resumen

A construção de conceitos dá-se em função das características assimilativas das estruturas mentais que o indivíduo constrói no decorrer da vida. Estruturas capazes de assimilar conceitos unicamente através de sua expressão verbal somente se constroem, segundo Piaget, no estágio das operações formais, que começaria, aproximadamente, aos 11 anos de idade. No entanto, a escola tenta transmiti-los já nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como meio privilegiado de sua transmissão a linguagem, o que faz com que os signos sejam assimilados, de forma concreta, no lugar do concreto a que se referem, conforme ficou evidenciado, entre escolares de 1o grau do município de Goiânia, em estudo realizado sobre a aprendizagem dos conceitos relativos ao sistema decimal de numeração.

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Publicado

2007-08-31

Cómo citar

LOUREIRO, M. C. C. REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 17–36, 2007. DOI: 10.5216/ia.v26i2.1598. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598. Acesso em: 21 dic. 2024.