FORMER LES ENSEIGNANT-E-S DU SECONDAIRE II À L'UNIVERSITÉ PLUS PARTICULIÈREMENT À FRIBOURG, EN SUISSE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.61775Resumo
Cet article donne à voir le rôle de l’université dans la formation des futur-e-s enseignant-e-s du secondaire à Fribourg, en Suisse, en mettant en évidence son interaction avec les écoles. L’organisation générale des études et leur évaluation y sont décrites. Une attention particulière est portée aux partenaires de cette formation universitaire dans les écoles -les enseignant-e-s formateurs-trices- en soulignant leurs rôles, leurs différentes postures et leur formation. L’importance de former des enseignant-e-s à l'université et par l’université est également mise en évidence par le volet recherche qu’implique toute formation académique. En effet, les études de terrain et leurs résultats contribuent à l’amélioration de la formation même des EF.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.