A DOCÊNCIA (TRANS)FORMADORA EM PERÍODO PANDÊMICO: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79137

Palavras-chave:

Saúde Mental; Pós-Graduandos; Docência; Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este estudo objetivou explorar as percepções de discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) de uma Universidade Estadual do sul do país, acerca da importância da relação orientadores-pós-graduandos durante o período pandêmico. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo e de método misto, que integra dados quantitativos e qualitativos em um mesmo estudo, que contou com a participação de 76 pós-graduandos. Os dados foram coletados através de um survey interseccional, encaminhado de maneira remota através de um linkon-line, sendo os dados analisados pelo método de análise de conteúdo. No percurso da pesquisa, observou-se que os professores-orientadores desempenharam seus ofícios de maneira valorosa, exercendo suas funções com dedicação, coragem e compromisso, acolhendo e fortalecendo os vínculos com os discentes. Isso contribuiu para o enfrentamento dos estressores decorrentes do período pandêmico, evitando o abandono do curso de pós-graduação.

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Biografia do Autor

Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, manuglatz@hotmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, solangefry@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Juan Carlos Sánchez-Huete, Centro de Enseñanza Superior Don Bosco, Madri, Espanha, jcshuete@cesdonbosco.com

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madri (UCM). Docente do Centro de Enseñanza Superior Don Bosco (CES Don Bosco), vinculado à Universidade Complutense de Madri (UCM). Madri, Espanha.

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil,teleoliv@gmail.com

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-10

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Como Citar

THEREZA MARQUES DE MENDONÇA GLATZ, Emanoela; FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI, Solange; SÁNCHEZ-HUETE, Juan Carlos; OLIVEIRA, Terezinha. A DOCÊNCIA (TRANS)FORMADORA EM PERÍODO PANDÊMICO: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79137. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79137. Acesso em: 5 dez. 2025.

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